SAAE Barretos acompanha segunda etapa do Programa Rios Vivos no córrego Pitangueiras

O SAAE Barretos acompanhou, na última sexta-feira (26), uma equipe de técnicos do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica durante a segunda etapa do Programa Rios Vivos, do qual o município foi contemplado, no córrego Ribeirão das Pitangueiras.

Visando manter condições adequadas de disponibilidade e qualidade das águas superficiais no território paulista, para abastecimento humano e outros usos, o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica lançou o Programa Rios Vivos, e uma das metas é a proteção e recuperação de nascentes de mananciais de abastecimento nos municípios do interior e litoral paulista para promover a utilização sustentável dos recursos hídricos e ampliar a disponibilidade hídrica no Estado de São Paulo.

Barretos está inserido no eixo água norte e uma das principais nascentes do município, o Ribeirão das Pitangueiras, foi selecionada durante a primeira etapa do programa para desenvolvimento de estudos e projetos de recuperação e proteção de mananciais superficiais de abastecimento.

“Nessa segunda etapa era necessário realizar os serviços de campo, onde foi solicitado o apoio do SAAEB para conseguir o contato e a autorização dos proprietários para acessar o local. Eles realizaram a visita para reconhecimento do meio físico e biótico das margens do córrego e levantamento topográfico da nascente”, explicou Rafaela Silva – engenheira civil e coordenadora de planejamento, resíduos e obras.

O projeto é uma parceria do DAEE, Governo do estado de São Paulo, IRRIGART e REGEA.