A aluna Patrícia Aparecida Cimardi, do 7º termo de Agronomia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), foi selecionada para participar da 2ª etapa do Estágio-visita promovido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo no último mês de maio. A experiência de imersão permitiu que os estudantes pudessem conhecer de perto a estrutura por trás da autarquia federal e viver um dia de agente fiscal.
Segundo Patrícia, foi uma semana de experiência única e enriquecedora que agregou muito na formação profissional e pessoal. “Minha visão sobre o CREA mudou completamente, porque sempre achei que era somente um conselho no qual eu deveria ‘pagar’ para ser regulamentada na minha profissão. Porém, após o estágio-visita eu vi que não era nada disso. A fiscalização ajuda muito o segmento e permite a geração de novos empregos, porque se uma empresa não contrata um engenheiro da área eles notificarão para que a regularização seja feita a fim de garantir que profissionais devidamente qualificados atuem naquele setor”, disse.
De acordo com a docente de Agronomia do Centro Universitário e Conselheira do CREA-SP, Profa. Marilia Gregolin Costa de Castro, o programa dura quatro dias e além de conhecerem a estrutura física do CREA, os estudantes também puderam entender sobre a finalidade das câmaras especializadas, o papel dos conselheiros e funcionamento das comissões permanentes. “Eles também viram como ocorre uma fiscalização no estado, compreenderam como é o fluxo de tramitação dos processos que são julgados no Conselho e quando são votados na sessão plenária do CREA-SP. Os estudantes acompanharam uma fiscalização externa com os agentes fiscais e puderam simular o relato de um processo. Os selecionados também assistiram uma sessão plenária real do CREA-SP com a presença do presidente, diretores e conselheiros representantes de instituições de ensino, associações de classe e sindicatos”, explicou.
Além de acompanhar a aluna do UNIFEB, a professora Marilia, hoje coordenadora adjunta da Comissão de Relações Públicas do CREA-SP, também apresentou o primeiro dia do evento. “Foi uma experiência incrível poder explicitar aos estudantes de diversas regiões do estado um pouco sobre o funcionamento do nosso Conselho, da administração à fiscalização, conscientizá-los a respeito dos direitos e deveres para o exercício profissional e orientar sobre noções de responsabilidade e ética que nossas profissões exigem”, destacou.
Marilia lembrou que a primeira etapa do programa de estágio-visita ocorreu no mês de março com a presença de 40 universitários do estado de São Paulo. Já a segunda etapa foi realizada em maio e contou com 80 estudantes. A terceira etapa acontece em julho e a quarta em setembro. “O estágio-visita é uma inovação do CREA-SP, a fim de permitir que o estudante através de palestras, bem como na prática, tome consciência das razões da existência do Conselho que ele integrará, do seu funcionamento e do papel perante à sociedade”, ressaltou.
Em relação à importância dos alunos de Engenharia serem mais participativos no CREA, Marilia destaca que é essencial que eles compreendam o funcionamento e a relevância do Conselho que integrarão. “Isso é fundamental para que eles possam orientar os profissionais e também se conscientizarem acerca da necessidade das fiscalizações no combate ao mau exercício das atividades tecnológicas por profissionais não habilitados ou leigos”, enfatizou.
A professora enfatiza que estudantes das áreas tecnológicas podem se inscrever para a terceira etapa do programa Estágio-visita do CREA, que ocorrerá de 17 a 20 de julho de 2023. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://www.creasp.org.br/noticias/2a-etapa-do-por-dentro-do-crea-sp/