Barretos alcança nota inédita em índice nacional que avalia ações de prevenção de saúde e controle de doenças e tem indicador de destaque na região

A Estância Turística de Barretos alcançou nota 8,29 na avaliação divulgada pelo Ministério da Saúde no Previne Brasil, programa federal que avalia, a cada quatro meses, alguns serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica, para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios. O Previne Brasil monitora sete indicadores de saúde: as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

A prefeita Paula Lemos observa que é a primeira vez que a Atenção Básica do município ultrapassa a nota 8. “No final de 2019, a pontuação de Barretos estava em 3,25. Dois anos depois, mesmo com todas as dificuldades que sugiram para manter as ações de acompanhamento das doenças crônicas e exames preventivos em razão da pandemia, nossa cidade terminou 2021 com até então inéditos 5,87 pontos no Previne Brasil”, lembra Paula.

Em 2022, o município alcançou novos patamares inéditos: 6,52 na segunda avaliação do ano e 7,18 na terceira. A chefe do Executivo destaca o trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Barretos. “Sabemos que a prevenção é essencial para que nossa população não tenha complicações das doenças e é por isso que o fortalecimento das Estratégias de Saúde da Família está entre as prioridades da gestão. As nossas equipes vêm realizando um trabalho cada vez mais qualificado e o reflexo chega nesses números, assim como no aumento na qualidade de vida da população”, reforça.

O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, também ressalta a importância do empenho diário das equipes da atenção primária. “Fica evidente que no dia a dia as nossas equipes estão atuando com responsabilidade, seguindo nosso planejamento e, por isso, estamos alcançando uma melhora constante. E esse reconhecimento é muito importante. A partir dos bons resultados que obtemos, o Previne Brasil nos permite receber maiores incentivos financeiros do SUS para qualificar as equipes da Saúde da Família”, pontua.

Cuidados com a população

A pontuação total é o resultado de vários indicadores, entre os quais Barretos se destaca em pré-natal, no qual alcançou a pontuação máxima (10) ao superar a meta para a proporção de gestantes que realizaram pelo menos seis consultas pré-natal, sendo a primeira consulta até a 12ª semana de gestação. Para a proporção de gestantes que realizam atendimento odontológico, o índice foi 9,67.

O acompanhamento de pessoas com diabetes no município também registrou pontuação de destaque: 9,8. O indicador avalia a proporção de pessoas com diabetes que passou por consulta e os exames de hemoglobina glicada solicitadas aos pacientes.

Barretos se destaca, ainda, pela proporção de crianças de um ano de idade vacinadas. O índice foi de 9,05.

Destaque na região

Duas a cada três cidades paulistas não atingiram patamar tão satisfatório, segundo a primeira avaliação do ano, referente ao período de janeiro a abril. Na região, Olímpia alcançou 7,97, Bebedouro (7,15), Ribeirão Preto (7,14) e São José do Rio Preto (4,72). A capital do Estado registrou 4,99. O desempenho do município de Barretos, ao ser pontuado com 8,29, coloca a cidade acima da média estadual em 1,6 e 0,72 acima da média nacional.