Especialistas da área jurídica, da assistência social e da psicologia debateram durante o evento comemorativo ao “Dia Nacional da Adoção”, 25 de maio, temas como: a legislação, os trâmites da adoção, a importância dos grupos de apoio, além da apresentação de dados do SNA – Sistema Nacional da Adoção.
O encontro organizado pela Comissão de Adoção, Grupo de Apoio a Adoção – CURA aconteceu na Faculdade Barretos, nesta última quinta-feira, 25 de maio.
Ministraram palestras sobre a adoção, com abordagens especificas, conforme a sua área de atuação: o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Matheus Botelho Faim, as psicólogas: Dra. Fabiana Faria Rezende, a Lítia Cury Rodrigues Martins, a Débora Leonardi Davi e a assistente social judiciária, Maria Gorete da Silva.
De acordo com a presidente da Comissão da Adoção da OAB e do Grupo de Apoio CURA, dra. Jéssica Aline Florêncio da Silva Pereira, o tema adoção não tem que ser um ‘tabu’, ele deve ser debatido constantemente entre todas as pessoas.
”A mulher solteira, o homem solteiro ou o casal que tem o interesse em adotar um menor deve procurar ajuda com um grupo de apoio, eles irão orientá-los sobre a lei que rege o processo da adoção, a ida até a vara da infância e da juventude da cidade para dar início ao cadastro, seguido do processo, um auxilio na parte psicológica também, pois aquele pretendente tem que entender que será entregue uma família a criança ou ao adolescente e não ao contrário, e acima de tudo, a adoção deve ser para sempre”, explicou.
Estiveram presentes a diretoria da OAB Barretos com a presidente dra. Arany L’ Apiccirella e a vice-presidente dra. Priscila Sanches Salviano de Oliveira, o juiz da Vara da Infância e Juventude, dr. Luciano Oliveira Silva, advogadas, e advogados, estudantes do curso de psicologia da Faculdade Barretos e o público em geral.