SE-PA-RE: SAAE Barretos incentiva a separação correta do lixo plástico na cidade

Descartar corretamente o lixo é um ato de cidadania e responsabilidade com o meio ambiente. E a campanha “Cidade Limpa, Cidade Superconsciente” do SAAE Barretos tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo orgânico do reciclável, e nesta semana o incentivo é separar materiais plásticos que podem ser reciclados.

É importante ressaltar que nem todo tipo de plástico pode ser reciclado, por isso a campanha visa orientar as pessoas a separar apenas os plásticos recicláveis, como garrafas transparentes e verdes. Embalagens de ketchup, mostarda e plásticos coloridos não são recicláveis e devem ser descartados no lixo comum (lixo orgânico).

Alguns exemplos de plásticos que podem ser reciclados incluem garrafas de refrigerante e água, potes de iogurte, sacos plásticos, frascos de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Esses materiais podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos, evitando que sejam descartados no meio ambiente. Antes de descartá-los devemos enxaguar os materiais.

Vale lembrar que o tempo de decomposição do plástico pode levar centenas de anos, causando um grande impacto no meio ambiente. Por isso, é importante separar corretamente o lixo e contribuir para um futuro mais sustentável.

Para facilitar a separação do lixo, o SAAE Barretos disponibiliza no site (www.saaeb.com.br/coleta-de-residuos) o cronograma da coleta seletiva em cada bairro da cidade, incentivando as pessoas a consultarem o dia em que o caminhão da coleta seletiva passa em sua comunidade. Dessa forma, a população poderá se programar para separar corretamente seu lixo reciclável e contribuir para tornar Barretos uma cidade mais limpa e consciente.

Marcelo Borges, superintendente do SAAEB, destaca a importância da participação de todos na campanha. “A mudança começa em casa e, ao separar corretamente o lixo, estamos contribuindo para preservar o meio ambiente e tornar a cidade mais sustentável. Contamos com a colaboração de toda a comunidade para o sucesso dessa campanha”, destaca.