A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) realizou a coleta de televisores e outros materiais eletroeletrônicos que estavam armazenados na Usina de Triagem de Barretos. A iniciativa ocorreu na última sexta-feira (19), como parte da campanha “Cidade Limpa, Cidade Superconsciente”.
A destinação final adequada desses televisores é de extrema importância para a preservação do meio ambiente. Muitos aparelhos eletrônicos contêm substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio que, se descartadas incorretamente, representam riscos significativos à saúde humana e ao ecossistema.
Além dos danos ambientais, o descarte inadequado de televisores e outros equipamentos eletrônicos também polui visualmente o ambiente, comprometendo a paisagem urbana e a qualidade de vida dos barretenses.
“Por meio da ação conjunta entre ABREE e SAAEB, busca-se promover uma cidade mais limpa e ecologicamente sustentável”, diz Rafaela Silva – engenheira civil e coordenadora de planejamento, resíduos e obras.
A ABREE, com sede na capital paulista, é uma entidade comprometida com a promoção da reciclagem e destinação correta de eletroeletrônicos no Brasil. A campanha “Cidade Limpa, Cidade Superconsciente” tem o intuito de conscientizar os cidadãos sobre a importância de descartar corretamente o lixo e os seus aparelhos eletrônicos, evitando assim os danos ambientais e de saúde relacionados. Os aparelhos devem ser descartados nos Ecopontos da cidade e depois serão levados para a Usina de Triagem.
Marcelo Borges, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), ressalta a relevância dessa ação. “Ao recolher as TVs e outros materiais eletroeletrônicos da Usina de Triagem estamos evitando que esses dispositivos sejam descartados de forma inadequada e causem danos ao meio ambiente. A preservação ambiental é uma responsabilidade de todos, e a campanha ‘Cidade Limpa, Cidade Superconsciente’ tem o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância de um descarte responsável”, disse.