A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o atendimento pediátrico para o período noturno na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Sérgio Pimenta, localizada no Bairro Marília.
Entre 17h e 22h, de segunda a quinta-feira, em caso de eventualidade, a UBS pode ser procurada para atendimento de bebês, crianças e adolescentes menores de 14 anos.
O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, explicou que a ampliação do horário tem como objetivo facilitar o acesso ao atendimento em situações emergenciais. “Junto com a prefeita Paula Lemos, encontramos essa possibilidade de colocar uma pediatra também no horário noturno na UBS do Marília como forma de facilitar o atendimento para casos em que a criança começa a apresentar sintomas após as 17h. Nas demais situações, a nossa orientação é que busquem pelo serviço de saúde no horário convencional”, enfatizou.
O secretário reforçou, ainda, que entre os objetivos do novo pronto atendimento noturno estão oferecer um serviço mais próximo à população daquela região e diminuir a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “É mais um pronto atendimento disponibilizado à população. Queremos que todos tenham acesso rápido à Rede Municipal de Saúde e estamos buscando alternativas para isso”, destacou.
Triagem para crianças e adultos
No período da noite, o atendimento na UBS do Marília segue um fluxograma específico, que começa com uma avaliação do profissional de enfermagem que, seguindo critérios, dará direcionamento ao caso; podendo o paciente:
– ser atendimento pelo médico(a) no local,
– ser encaminhado para a UPA, em casos de maior gravidade,
– ser direcionado para atendimento no dia seguinte em uma unidade básica ou para Telessaúde.
Para adultos, o atendimento noturno na UBS Marília é de segunda a sexta-feira até às 23h.
Equipe para dengue, chikungunya e zika
A UBS do Bairro Marília fica na Av. 53, nº. 0353, entre as Ruas 38 e 40, e à noite está contando também com uma equipe extra para atender pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika.