O Centro de Esporte, Lazer e Cultura “Dona Racibe Rezek” reuniu no último sábado, dia 20, 175 participantes para a primeira etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes e Lazer (SMEL), contou com a participação dos alunos nas competições de atletismo, badminton, basquete e judô.
A prefeita Paula Lemos esteve no evento e destacou que o esporte está em alta, citando além do festival, as diversas competições realizadas durante o final de semana na cidade. “Eu costumo falar que a cultura tá on, que a educação tá on, mas o esporte da nossa cidade de modo especial, também está super on. Hoje estamos recebendo este festival de inclusão, na segunda teremos o JOMI, temos também as provas de ciclismo e o polo aquático, depois os Jogos Regionais. Esse ano é um ano de muito esporte”, afirmou. Paula falou com os participantes de deixou uma mensagem: “A gente pode tudo, nunca se esqueçam disso”.
O Festival, que promove práticas esportivas de maneira recreativa e inclusiva, para crianças e jovens com ou sem deficiência, em 119 núcleos nas 27 unidades federativas do Brasil, ocorrerá neste ano em duas fases, sendo a segunda etapa no dia 23 de setembro, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
Jéssica Maria dos Santos, secretária municipal de Educação, falou da importante parceria entre esporte e educação e fez um agradecimento à prefeita e aos profissionais envolvidos na organização do evento. “Em nome dessas duas secretarias, quero agradecer à prefeita Paula, que sempre prioriza ações como esta, e de forma muito especial agradeço aos nossos profissionais da educação e aos pais por essa parceria tão importante. Hoje é um dia muito especial para todos nós”, disse.
Prestes a se aposentar, a coordenadora logística do evento e coordenadora pedagógica do Setor de Inclusão da SME, Maria Alice Duarte Pereira emocionou-se ao dizer que este é seu último ano à frente da organização do evento, mas que não deixará de ser ativa na comunidade escolar e atuará como voluntaria nas próximas edições. “Como funcionária, como coordenadora, este é meu último evento, participarei depois como voluntária, porque jamais deixarei a educação onde trabalho há 55 anos. São 119 municípios do Brasil todo e Barretos, pela terceira vez consecutiva está sediando este evento. Em setembro haverá outro, então já deixo o convite”, disse.
A prefeita Paula falou do legado da coordenadora e completou: “a Maria Alice é sinônimo de educação inclusiva e está nesse processo desde o começo”.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Vieira, o Lupa, também participou do festival e citou que a revitalização do Centro de Esportes é fruto de uma administração comprometida com o bem público e de um trabalho de incentivo ao esporte, juntamente com a educação. “Isto é um trabalho de inclusão, não só das pessoas com deficiência que nós temos aqui hoje, mas como todo o contexto de nossas crianças da cidade”, disse.
Edição anterior
Na edição de 2022, o festival reuniu grande público e mais de 150 estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de alunos da cidade de Pirajuba / MG.