Um homem idoso foi acolhido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em uma das 28 moradias do Programa Vida Longa. O acolhimento ocorreu a partir de uma ação integrada que envolveu também a Secretaria Municipal de Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade, além do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
No início da madrugada de segunda-feira, 15, a casa em que o homem de 73 anos residia na Avenida 9 no centro sofreu incêndio. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas e a Polícia Militar isolou a área. Seguindo o protocolo estabelecido na cidade, a Defesa Civil foi acionada para avaliar a necessidade de interdição do imóvel. “Neste caso, a Defesa Civil identificou risco e ele não pode continuar na casa, uma vez que grande parte do imóvel foi comprometida. Foi então indicada a retirada dele”, afirma o coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Maia.
Diante da situação, a Defesa Civil fez contato com a Secretaria Municipal de Obras e um engenheiro civil foi ao local a fim de emitir um laudo sobre a situação da casa. Na ação integrada promovida pela Prefeitura entre as pastas para prestar o atendimento necessário ao munícipe foram chamados também o Fundo Social de Solidariedade, que destinou uma cesta básica, e a Assistência Social.
Acolhimento imediato
Ana Lívia Musa, gerente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, explicou que foi possível providenciar rapidamente um direcionamento para ele. “Felizmente, havia uma vaga aberta no Vida Longa neste momento e esse homem idoso atende os critérios para morar no condomínio. Diante desse agravo da casa em que ele vivia ficar condenada em função do incêndio, a Assistência Social se inseriu nesse trabalho em conjunto com outros serviços municipais e providenciamos o acolhimento imediato dele no Vida Longa”, ressaltou.
Pessoas envolvidas na ação, como os membros da Defesa Civil, solidarizaram-se com a situação e, unidos, realizaram a doação de enxoval para o homem levar para sua nova moradia.
Programa Vida Longa
Localizado no bairro Novo Jockey, o Conjunto Habitacional Eurides Garcia Garcia faz parte de um projeto do Estado de São Paulo que entregou no ano passado as 28 moradias que agora são mantidas pela Prefeitura, por meio de contrato com o Instituto O Amor. No local, moram 28 idosos independentes, em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos rompidos ou fragilizados com suas famílias, que têm renda de até dois salários mínimos.
As residências possuem quarto, banheiro e cozinha, e são entregues equipadas com geladeira, fogão, armário e cama. O local também conta com área de convivência, churrasqueira, academia ao ar livre, lavanderia e horta.
Logo que o Vida Longa foi inaugurado em 2022, as 28 moradias passaram a ser ocupadas por pessoas idosas. Desde então, por circunstâncias distintas, já abriram quatro vagas e, tão logo isso ocorre, a Assistência realiza entrevistas e concede a moradia para outra pessoa idosa da Estância Turística de Barretos que também atenda aos critérios do programa. Agora todas estão preenchidas novamente.
Defesa Civil em ação
O secretário municipal de Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Júnior (o Eduardo do Mercado), destaca que permanecem 24h de prontidão para atender os cidadãos. “A Defesa Civil é uma secretaria municipal que está o tempo todo pronta para atender a população se ocorrer alguma adversidade. Seja por conta de fogo, chuva, desmoronamento, estaremos lá”, ressalta. “Prestamos o apoio imediato neste episódio e deixamos claro à população que, conforme nos foi designado pela prefeita Paula Lemos, a qualquer momento do dia ou da noite que precisarem, estaremos à disposição para prestar atendimento”, informa. No município, a Defesa Civil mantém plantão 24h por meio de ligação para o telefone (17) 99198-8754.
Cuidados com fogo
O homem que teve a casa incendiada relatou às autoridades que havia esquecido uma panela no fogo. Ele conseguiu sair da casa sem ferimentos.
Maia, coordenador municipal da Defesa Civil, orienta a população a pedir ajuda imediatamente em caso de incêndio. “A primeira orientação é para procurar não ir para longe quando a boca do fogão está acesa e desligar no momento certo evitando acidente”, afirma. “Contudo, se por algum motivo começar a pegar fogo, o mais importante é preservar a vida. As pessoas devem sair de dentro de residência e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, informa.