A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da empresa Serttel Mobilidade Urbana, concessionária do serviço, retoma na próxima segunda-feira, dia 15, a fiscalização da utilização das vagas de estacionamento da Área Azul, na região central. Durante a semana, o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz de Matos, e o gerente da empresa Serttel, Marlon Valezzi, realizaram a apresentação oficial do veículo, equipado com tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), que realizará o monitoramento do estacionamento rotativo.
O gerente da Serttel ressalta que há um período de tolerância de até 15 minutos para o motorista registrar as informações para estacionamento na vaga, seja pelo aplicativo ou se dirigindo até um ponto de venda para adquirir o tíquete. “A pessoa não precisa informar o local em que o carro está, nem retornar ao carro para colocar alguma informação. A partir do momento em que registrar pelo celular ou no ponto de venda o período que vai ficar, já está em vigor”, afirma. “Inclusive, dentro desse período, se o motorista precisa ir a uma loja em outro ponto do centro, pode estacionar em outra vaga do estacionamento rotativo e continua valendo o mesmo tíquete até o fim do prazo que foi adquirido”, diz.
Para as pessoas que optarem pela compra em ponto físico, as lojas que estão funcionando como ponto de venda estão identificadas com uma placa da Zona Azul. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito, pix e, no caso do ponto de venda fixo, também por dinheiro em espécie.
Monitoramento
Valezzi informa que o monitoramento é feito por meio de um carro da empresa equipado com câmeras laterais e panorâmica. “No carro ficam um motorista da Serttel e um fiscal de trânsito do município. O veículo fará a fiscalização pela área central de forma estratégica. Para monitoramento, passará duas vezes por um mesmo ponto no intervalo de 15 minutos”, explica. O gerente destaca que ao passar pela primeira vez o monitoramento tomará conhecimento das placas dos carros que estão estacionados sem tíquete. “Ao fazer a segunda passagem pelo mesmo local, decorridos pelo menos 15 minutos da primeira, identificando que um mesmo veículo permanece estacionado sem ter regularizado o estacionamento, os dados desse veículo serão encaminhados para o sistema por estacionamento irregular”, orienta.
Alexandre Dal Sasso, coordenador da Serttel em Barretos, explica que a partir da identificação por estacionamento irregular, o motorista terá 48 horas para a regularização mediante uma taxa de R$ 19,50 para evitar que se converta em uma infração de trânsito. “Nesse prazo de 48 horas corridas a partir da identificação da irregularidade, o motorista poderá fazer a regularização pelo aplicativo ou em qualquer ponto físico de venda. Se optar em regularizar pelo app, ele receberá um bônus de até 3 horas para estacionar em uma próxima ocasião”, destaca Dal Sasso. O motorista que tiver cadastro no aplicativo conseguirá verificar uma notificação em seu celular de que há uma regularização para ser feita. Quando o motorista não fizer a regularização dentro desse prazo, a situação será convertida em infração de trânsito.
Matos e Valezzi buscaram esclarecer que o veículo está destinado para o monitoramento do estacionamento rotativo e não está realizando outras fiscalizações como, por exemplo, por licenciamento atrasado. O prazo máximo para permanência no estacionamento rotativo é de 3 horas. Uma vez que o motorista exceda esse tempo ou tenha adquirido tíquete para um período menor, a partir do momento que o tíquete expirar, estará sujeito às mesmas penalidades do que quem não colocou o tíquete. Para pessoas com deficiência e pessoas idosas devidamente cadastradas e estacionadas nas vagas destinadas para esse público, conforme a legislação municipal, há carência de duas horas do estacionamento rotativo.
Fase educativa
Embora a cobrança da área azul já seja obrigatória e sujeita à penalidade a partir desta segunda-feira, 15, o secretário ressaltou que enquanto se fizer necessário serão mantidas agentes no centro da cidade para retirar dúvidas das pessoas que as procurarem. “Além de receber as orientações que elas têm a fornecer sobre o aplicativo e o serviço, o motorista pode mirar seu celular para o QR Code que está no colete que elas estão vestindo e desta forma já será direcionado para o local em que pode baixar o aplicativo para estacionar”, destacou Matos.
Aplicativo Zona Azul Barretos
Já está disponível aquisição de tíquetes por meio do aplicativo Zona Azul Barretos (que pode ser baixado nas lojas Apple e Google Play). O aplicativo permite verificar onde o veículo ficou estacionado e, através de um mapa de calor, poderá ajudar o usuário a localizar uma região para estacionar mais facilmente. “O local indicado com verde está com mais vagas disponíveis. A área em vermelho é onde está mais difícil de encontrar vagas”, orienta Valezzi. “O aplicativo é bastante prático. A população conseguirá usá-lo facilmente e, quem preferir, poderá usar o serviço sem a necessidade de baixar o aplicativo, adquirindo o tíquete nas lojas físicas”, reforçou o gerente.
Também será possível obter o tíquete nos 30 pontos de vendas distribuídos pela área de estacionamento rotativo. Mais informações sobre o serviço e o aplicativo Zona Azul Barretos podem ser obtidas pelo site https://www.zae.com.br/barretos/.