Na última quinta-feira, dia 4 de maio, o SAAE Barretos realizou uma nova limpeza em terrenos localizados nos fundos do bairro Leda Amêndola, retirando cerca de 11 mil quilos de lixo. A ação se fez necessária após apenas 15 dias da última limpeza, devido ao descarte inadequado de lixo, que incluía desde resíduos domésticos até restos de móveis e materiais de construção.
O acúmulo de lixo pode se tornar um grande problema para a saúde pública, tornando-se um ambiente propício para animais peçonhentos como escorpiões, baratas, ratos, cobras e até mesmo para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Diante dessa situação, Marcelo Borges, superintendente do SAAE, faz um apelo à população para que colabore com a limpeza da cidade, evitando descartar lixo em locais impróprios. “Nós precisamos da colaboração de toda a população para que o lixo produzido seja descartado de forma correta. É preciso que cada um tenha consciência de que a limpeza da cidade é um dever de todos, não apenas do poder público. É necessário que aguardemos o dia da coleta de lixo, que é realizada três vezes na semana em toda a cidade, e separar os resíduos recicláveis. Uma vez por semana os bairros recebem o caminhão da coleta seletiva e além de manter limpa a cidade estamos fazendo um bem ao meio ambiente, já que menos lixo é deixado na natureza para se decompor”, diz.
O superintendente destaca ainda que existem os ecopontos para o descarte correto de materiais de construção e móveis velhos. O site do SAAE (www.saaeb.com.br) disponibiliza informações sobre os endereços dos ecopontos e os cronogramas com os dias e horários das coletas de lixo e seletiva.
“É fundamental que todos façam a sua parte para manter a cidade limpa e saudável, evitando problemas de saúde pública e preservando o meio ambiente. A conscientização e a colaboração são essenciais para garantir um futuro melhor para todos”, conclui Marcelo.