A Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo” do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) é palco de uma exposição impecável produzida pela artista plástica e cantora Alciony Menegaz. Sob o nome “Retratando a Vida”, a mostra apresenta 24 obras criadas em aquarela. A visitação está aberta até o próximo dia 29 de abril e a entrada é gratuita.
A exposição é organizada pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro Universitário responsável por fomentar a cultura na instituição. Segundo Alciony Menegaz, que também foi a curadora da exposição, o convite para expor suas obras chegou num momento importante da sua vida. “Eu estava me recuperando de um luto, de uma depressão e meus filhos me incentivaram a voltar a pintar, para que eu sentisse o prazer de novamente me entregar à essa arte. Como se fosse um toque de mágica recebi o convite do UNIFEB, justamente para a cidade do meu coração. Foi muito emocionante para mim, porque vocês não podem imaginar o quanto amo Barretos. Foi um presente!”, disse emocionada.
Sobre o estilo das obras, a artista ressalta que também trabalha com óleo sobre tela e acrílico sobre tela, mas desta vez preferiu a aquarela retratando cenas do cotidiano ou mesmo paisagens. “Na aquarela a obra deve estar fixada em molduras de vidro, já que se trata de um trabalho de tinta sobre papel. É uma técnica um pouco complicada e delicada, mas é a que mais gosto”, enfatiza.
Em relação às fontes de inspiração, Alciony diz que busca cenas que toquem seu coração, seja no imaginário ou mesmo naquilo que transmite emoção a ela, que induza à criação. “Pensei em expor somente aquarelas com retratos de crianças, mas depois resolvi também reportar cenas de trabalhadores carregando sacas, senhora rezando, paisagens, flores, marinas, uma garota se maquiando, entre outras”, destacou.
A mostra “Retratando a Vida” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. Lembrando que a Biblioteca do UNIFEB é aberta gratuitamente à toda comunidade para visitação e acesso ao acervo.
SOBRE A ARTISTA
Alciony Menegaz é uma cantora barretense que ao se casar foi morar na cidade paulista de Itapecerica da Serra, onde também começou a pintar. Depois, ao mudar-se para Ribeirão Preto em 1988, também passou a escrever. Ela já participou de várias antologias e também lançou um livro de poemas e crônicas intitulado “Lampejos na Madrugada”. Hoje ela integra a ALAB (Academia de Letras e Artes de Barretos) e a ALARP (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto). A artista multifacetada ressalta que não consegue escolher qual sua arte predileta e que transita tranquilamente entre a escrita, a pintura e a música.