O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) completou ontem (22), Dia Mundial da Água, seus 27 anos de criação.
Instalado em 1996, diferente dos outros 20 Comitês Estaduais, que têm composição tripartite entre estado, município e sociedade civil, o CBH-BPG é composto pelo Poder Público (União, Estado e Municípios), Sociedade Civil e Usuários das Águas.
A Bacia é constituída pelo Rio Pardo, desde a foz do Rio Mogi-Guaçu até a foz no Rio Grande (120 Km) e Rio Grande, desde a Usina Porto Colômbia até a Usina Marimbondo (140 Km) e possui dois reservatórios, o Porto Colômbia e Marimbondo (Rio Grande).
Formam o CBH-BPG representantes dos municípios de Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro.
“Este ano temos intensificado a comunicação para que a sociedade tenha mais informação sobre as nossas ações e criamos um projeto de educação ambiental focado no uso racional e preservação da água que já está acontecendo nos 13 municípios que formam o nosso Comitê”, ressalta o Secretário Executivo Claudio Daher Garcia.
Nova presidência do CBH-BPG
No próximo dia 31 de março, será realizada a 41ª Reunião Extraordinária em que será eleito o novo presidente do Comitê que sucederá a prefeita de Barretos Paula Lemos após 2 anos, e toda a nova diretoria será empossada.