Espetáculo “A Paixão de Cristo” volta a ser realizado em Barretos

Após a suspensão do evento durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, o espetáculo “A Paixão de Cristo” volta a ser realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos. A encenação está marcada para o dia 07 de abril, feriado de Sexta – feira Santa, data que celebra a paixão (o martírio) e a morte de Jesus Cristo, e será realizada no Recinto Paulo de Lima Corrêa, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

A retomada da produção é mais um momento marcante da Administração, afirma a Prefeita Paula Lemos. “É uma alegria enorme poder resgatar um espetáculo tão representativo para o povo Cristão. A Paixão de Cristo é um importante ensinamento em nossas vidas e revivê-la é uma oportunidade de reavaliar o que ela representa. Com certeza, será mais um momento muito especial”, salientou.

Com roteiro inédito de Milton Figueiredo, o espetáculo é realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem direção executiva do secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, produção executiva de Sueli Fernandes e direção artística de Reinaldo Costa.

A “Paixão de Cristo 2023” é produzida considerando a tradição bíblica da história, encenada por gerações em todo o mundo. O texto deste ano traz cenas marcantes da história da Paixão de Cristo como a tentação de Jesus no deserto, a escolha dos 12 apóstolos, a última ceia, a prisão e flagelo de Cristo, Maria com seu filho morto nos braços, a ascensão aos céus e, pela primeira vez, apresenta o milagre da mulher encurvada.

Segundo o roteirista Milton Figueiredo, que assina o texto do espetáculo pela sétima vez, os diálogos entre Satanás e Jesus, considerando os textos bíblicos, com adição de licença poética, buscam levar o público a refletir sobre esse ato de extrema paixão. “Somos realmente merecedores desse ato de amor que Deus teve por cada um de nós, morrendo numa cruz e nos dando direito de retornar ao paraíso? Em várias cenas o diabo tenta mostrar que os humanos não irão dar valor ao sacrifício, que muitos irão zombar e fazer comércio com o nome de Jesus. Então, mais que emocionar, espero que todos que forem assistir saiam mais uma vez repletos de consciência de que devemos amar o próximo como nós nos amamos, pois foi também para isso que Deus se fez homem, para nos ensinar e deixar o exemplo do que é o amor”, completa.

Estrutura e elenco

O espetáculo conta com grande estrutura composta por três palcos e três ambientes cenográficos onde acontecem as cenas de grande impacto como o “Morro de Gólgota”, local da crucificação de Jesus, um módulo onde será simulado o enforcamento de Judas e um módulo onde acontece a cena de Jesus morto no colo de Maria, além de arquibancada, conforme explica o secretário municipal de cultura, Rogério Teodósio. “Toda a estrutura foi pensada para proporcionar ao público a melhor experiência durante o espetáculo. A arquibancada ainda vai permitir uma acomodação mais confortável, proporcionando melhor visão”, disse.

No elenco, cerca de 40 atores da comunidade de Barretos vêm se preparando em ensaios realizados desde o começo deste ano. Segundo a produtora Sueli Fernandes, estes ensaios constituem momentos especiais que promovem a união de toda a equipe. “É impressionante acompanhar a evolução e a doação dos atores. Há muita dedicação envolvida por parte do elenco, todos nós nos emocionamos muito durante os ensaios. Estou certa que o público terá uma experiência profunda”, disse.