A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a partir da primeira quinzena de abril, as 21 escolas de Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino passarão a atender em período integral os alunos que optaram em participar das atividades no contraturno escolar.
A ampliação do atendimento em período integral, que já ocorre nas unidades de educação infantil, representa um grande investimento na educação pública do município, como explica a Secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos. “Neste momento as escolas de Ensino Fundamental passarão a ofertar atividades no contraturno com foco no aprimoramento do currículo e também com a oferta de atividades que fomentam a integração, protagonismo e ludicidade. Assim como no ano passado, todos os profissionais envolvidos nesta proposta terão formação realizada pelo Ceforpe, visando à qualificação do trabalho desenvolvido”, afirmou. Ela também destacou que, parcerias com o Esporte, Cultura e Meio Ambiente também se inserem neste contexto.
Para a Prefeita Paula Lemos, a educação em tempo integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I é uma forma eficiente de desenvolver globalmente a criança. “Nesse modelo, o aprendizado não se limita apenas à matriz curricular e ao ambiente de sala de aula. Inclui também outras experiências enriquecedoras, que contribuem para que a formação pessoal e acadêmica seja a mais abrangente possível. Estamos investindo fortemente na qualidade da educação pública em Barretos e dessa forma, estamos investindo em futuro promissor para todos”, destacou.
Nas atividades de contraturno, as escolas irão oferecer e incentivar exercícios que possibilitem o desenvolvimento físico, cultural e socioemocional dos alunos. De acordo com o Supervisor Geral do Ensino Fundamental, Danilo Pelegrini Felipe, o levantamento da demanda de interessados está sendo realizado pelas Unidades Escolares junto aos pais ou responsáveis pelos estudantes. “O projeto de período integral não é obrigatório, no entanto nossa demanda é bastante considerável, pois os pais e responsáveis entendem a importância das atividades para o desenvolvimento das crianças. Além da segurança que o ambiente escolar promove, tendo em vista que a maioria trabalha e não teria com quem deixar os filhos”, comentou.
Danilo destacou ainda que as unidades terão autonomia para elaborar ações de acordo com o perfil da comunidade escolar e citou a parceria com o SEBRAE. “Um dos projetos da escola em período integral é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o SEBRAE, que incentiva e contribui para a sua formação, além de outras atividades extracurriculares que promovem o desenvolvimento do aluno de maneira integrada”, explicou.
Recuperação de Aprendizagens
Dentro das atividades de Período Integral, está o Projeto de Recuperação de Aprendizagens (PRA), que já tem início no próximo dia 27 de março, oferecido para alunos com alguma defasagem no aprendizado. “O PRA tem o objetivo de dar condições para que todas as crianças possam desenvolver seus conhecimentos na faixa etária correta. Já no ano de 2022, fizemos um investimento histórico no programa, oferecendo essa oportunidade a mais de 1.800 alunos de nosso sistema educacional e em 2023 daremos continuidade nessa ação que, diferente do contraturno que é opcional, é um encaminhamento pedagógico e dessa forma estamos investindo ainda mais na aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, informou o Supervisor Geral do Ensino Fundamental.
Alimentação
As atividades no contraturno também preveem cardápio elaborado pelas nutricionistas pertencentes ao Setor de Alimentação Escolar, o que garantirá aos alunos que frequentarão as atividades durante todo o dia letivo a oferta de alimentação nutritiva e equilibrada. “Destaca-se que, os cardápios são de conhecimento público e disponibilizados no site da prefeitura, assim como em todas as unidades escolares”, salientou Jéssica.