Começou nesta quinta-feira, 16 de março, o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da prefeitura da Estância Turística de Barretos. A formação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe) e do Núcleo de Inclusão e Diversidade.
Dividido em três módulos, o curso tem o objetivo de promover uma inclusão que garanta direitos iguais a todos os cidadãos, com processos de aprendizado igualitários, a partir de uma educação mais inclusiva. A formação é voltada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino e também aos familiares ou responsáveis por alunos matriculados na rede que apresentem surdez ou deficiência auditiva.
A professora Cristiani Vidica, que ministrará as aulas falou sobre a importância do curso. “O curso oferece uma formação que promove o conhecimento acerca da cultura e identidade das pessoas surdas, o aprendizado da Libras como segunda Língua para ouvintes e outros temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo no contexto escolar e social”, salientou. Ela destaca ainda que as vagas para todos os módulos já foram preenchidas pelo público alvo.
Os módulos
No módulo 1, os alunos terão a possibilidade de interagir e se comunicar através da Libras, abordando questões sociais e educacionais próprias da comunidade surda. Essa etapa, que começa no dia 23, será realizada sempre às terças-feiras, na E.M. Matilde Gitay de Mello, e é voltada àquelas pessoas que ainda não tiveram contato com a Língua Brasileira de Sinais ou estão iniciando.
Já os módulos 2 e 3, que tem início a partir de amanhã, 16 de março, serão ofertados às quintas-feiras, na Secretaria Municipal de Educação, aos alunos que cursaram o módulo 1 no ano de 2022. Essas etapas visam ampliar os conhecimentos teórico-práticos iniciados, aprofundando aspectos relacionados à conversação, incorporando novos sinais da Libras e apresentando novos conceitos gramaticais e linguísticos importantes para apropriação da língua aos cursistas. As aulas são realizadas das 18h às 20h30.