Os alunos de Biomedicina do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foram contemplados com bolsas de estudos para o curso de extensão universitária de Introdução à Biologia do Câncer na Universidade Johns Hopkins, situada em Baltimore, Maryland, EUA. Quem fez a intermediação com a instituição internacional de ensino foi o professor Amir Horiquini, biomédico e nutricionista, que leciona no curso de Biomedicina do Centro Universitário.
De acordo com Amir Horiquini, os estudantes vão utilizar a plataforma Coursera para acessar o conteúdo do curso na modalidade on-line, que terá duração de seis meses. “Este curso começa com uma introdução à Biologia do Câncer apresentando a biologia molecular do câncer e suas características biológicas. O curso também descreve os fatores de risco para os principais cânceres em todo o mundo, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, câncer de fígado e câncer de estômago. Os especialistas da Universidade Johns Hopkins explicam como o câncer é estagiado, as principais formas de detecção por exames de imagem e como os principais tipos de câncer são tratados”, explicou.
O professor ressalta que o sistema de saúde é um campo em rápida evolução, com novas pesquisas levando a avanços na medicina. “Este curso foi desenvolvido por professores conceituados da Hopkins e especialistas em câncer e concentra-se nos fundamentos da biologia do câncer, como ocorre a metástase e, especificamente, nas diretrizes de triagem para o câncer de próstata, o mais comum na América entre os homens”, destacou Horiquini.
Na área da Biomedicina e Oncologia, os principais objetivos do biomédico são oferecer suporte ao diagnóstico precoce, desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e monitoramento da eficácia do tratamento. “Os profissionais de Biomedicina trabalham em conjunto com outros profissionais da saúde, como oncologistas, cirurgiões, radiologistas e enfermeiros a fim de garantir um atendimento multidisciplinar e integrado ao paciente. O trabalho do biomédico em Oncologia envolve diversas atividades, como a realização de exames de diagnóstico, análises sanguíneas e testes genéticos, além da monitoração da eficácia do tratamento e acompanhamento do paciente durante todo o processo e no desenvolvimento de tratamentos e medicamentos na área da pesquisa científica”, enfatizou o professor do UNIFEB.
Em relação ao mercado de trabalho na área da saúde, Amir Horiquini ressalta que o segmento é muito promissor, principalmente quando o profissional biomédico vem de uma base de ensino consolidada como é o formato do UNIFEB. “O biomédico é bem-visto e respeitado nacionalmente e principalmente no exterior onde são conhecidos por suas habilidades de trabalho na linha molecular e celular”, finalizou.