A mulher, durante sua vida, passa por várias alterações hormonais. Estes hormônios, apesar de não serem os responsáveis diretos por problemas bucais, sem dúvidas alguma, influenciam a saúde bucal das mulheres.
A associação da atividade hormonal nos tecidos bucais à fatores locais, como a placa bacteriana, desencadeiam respostas inflamatórias exacerbadas, que podem levar a um quadro de doença periodontal, ou agravar outras doenças já existentes no organismo. Desta maneira, a puberdade, o fluxo menstrual, a gestação e o climatério requerem atenção especial das condições bucais da mulher.
Além dos ciclos naturais pelos quais passam a mulher, o uso dos contraceptivos orais e algumas desordens alimentares também podem ter efeitos negativos na cavidade bucal, gerando necessidades de tratamento odontológico diferenciado do sexo masculino.
Nas próximas semanas, estaremos discutindo a influência de cada um deste ciclos na saúde bucal da mulher. Deixando claro que a participação do cirurgião dentista, no diagnóstico e tratamento das alterações em cada uma das fases por que passa uma mulher, é fundamental para minimizar os efeitos secundários destes hormônios na cavidade bucal e assim proporcionar a mulher uma vida mais saudável.