Prefeitura e Associação Pro-Falcemicos rescindem consensualmente termo de permissão de uso do antigo Ateneu

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos e a Associação Pró-Falcemicos (Aprofe) rescindiram consensualmente o termo de permissão de uso gratuito do prédio do antigo Ateneu, na Rua 22, n° 1259, entre as avenidas nove e onze. A permissão de uso gratuito do imóvel se dava por meio do Decreto n°10742/2020 pelo prazo de 20 anos.

De acordo com Osni Pinheiro, coordenador da Aprofe Barretos, a associação irá para a Casa de Cultura “Euri Silva”, ao lado do Centro Social Urbano (CSU). No entanto, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Thyago Abraão, destacou que a prefeitura dará suporte a associação emprestando espaços como o Recinto Paulo de Lima Corrêa, a Casa Afro e a Casa da Juventude para o desenvolvimento de eventos e cursos, mediante solicitação prévia. “Fizemos uma rescisão amigável da cessão que foi dada pela gestão anterior, porque o prédio onde se encontrava a associação foi considerado impróprio para uso, por representar risco à segurança das pessoas”, disse.

Osni salientou que o objetivo da associação é de conscientizar a população sobre o que é a doença falciforme e outras doenças de maior incidência na população negra. “Eu gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram dentro do prédio do Ateneu, mas infelizmente chegamos à conclusão de que tem que se fazer muita coisa lá e que não vai dar para a gente fazer. Quero agradecer aos vereadores Raphael Silvério e Paulo Correa, que são parceiros na questão raça-cor”, destacou.