A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, anunciou na tarde desta sexta-feira, 03 de março, a reforma de 50 residências no bairro Santana. As casas receberão as melhorias por meio do Programa Viver Melhor, operado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo, a custo zero para o proprietário.
A chefe do executivo contou que foi informada da expansão do programa para o interior no ano passado e que solicitou, inicialmente, o benefício para 300 moradias. “Quando soube, no ano passado, que o projeto ia ser expandido pedi para que eles se lembrassem de Barretos. Este ano conversei com o secretário Gilberto Kassab e com o novo governador Tarcísio de Freitas e eles reafirmaram este compromisso. A princípio nós tínhamos pedido 300 casas, mas como eles querem abarcar o estado todo, nos viabilizaram 50. Agora nós vamos pleitear para vir mais 250”, disse.
As reformas incluem melhorias no telhado, nas instalações elétricas e hidráulicas, revestimento nas paredes, pintura, construção de banheiros, entre outros serviços que o imóvel necessitar.
O coordenador Humberto Schmidt explicou que o programa recebeu a demanda do município, que indicou três bairros, sendo selecionado o Santana. A partir desta determinação, a CDHU define as casas que receberão as melhorias e colocam as placas de identificação. “A gente faz uma vistoria casa por casa e verificamos as necessidades”, contou. Ele reforça que o programa vem para tirar as casas de uma condição precária para uma condição habitável, de qualidade e digna. “Deixamos a casa em condições dignas de moradia. Não é luxo, mas fazemos a casa ficar boa para que a pessoa possa continuar residindo e não tenha que pensar em se mudar”, completou. Segundo Schmidt, a reforma dos primeiros imóveis deve ter início no mês de abril.
Moradora da Travessa 2 de Abril há quase 30 anos, a dona de casa Hebe Endo contou que não teria condições de reformar sua residência por conta própria. “Se fizessem só o reboco e o chão estava bom demais”, comemorou.
Dona Vera Lúcia Almeida, que vive no local há 50 anos, também comemorou a notícia. “Trouxe um presentão, vai ser muito bom. Não gosto dessas casas com tudo caindo. Na cozinha, se demorar mais um pouco o azulejo vai cair na gente”, contou.
A prefeita Paula Lemos falou da importância da parceria com o Estado para levar mais qualidade de vida para a população barretense. “Poder ter esta parceria com o Estado e melhorar a vida de pessoas como a Dona Hebe e de outras 49 famílias que terão uma casa melhor para morar é muito gratificante. Quero dizer para a população que a gente continua lutando para vir mais deste projeto. A gente não para”, salientou.