O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregaram oficialmente na tarde desta sexta-feira, 10 de fevereiro, as obras de reconstrução da ponte da Avenida Fraternidade Paulista, sobre o Córrego Barro Preto. A importante ligação entre os bairros Christiano Carvalho e Barretos II foi destruída durante a tempestade que assolou a cidade no dia 06 de janeiro de 2022.
A chefe do Executivo municipal agradeceu a presença do governador e de todas as autoridades presentes e afirmou que hoje é um dia de celebração. “É um dia de grande festa para todos nós. Ter, em 40 dias de governo, a presença do senhor em nossa região administrativa é extremamente significativo. E para entregar uma obra que já foi testada, pois tivemos muita chuva desde que foi liberada para que a população pudesse transitar”, disse. A prefeita reforçou os agradecimentos aos prefeitos da região, aos deputados que prestaram apoio à cidade de Barretos e ao ex-deputado e ex-prefeito Uebe Rezek, pela luta histórica que travou para tornar Barretos região administrativa.
Paula destacou também a importância do trabalho em conjunto entre o município e o Governo do Estado. “Essa parceria demonstra que assim conseguimos crescer e evoluir. Só tenho gratidão a tudo que o Estado fez e pela história que a gente começa a construir hoje na gestão do senhor”, completou.
O governador cumprimentou os presentes e elogiou a determinação da prefeita Paula. “Parabéns prefeita, pela resiliência e determinação em enfrentar esses eventos climáticos e agora estar entregando obras para o seus cidadãos”, destacou.
Tarcísio também cumprimentou os engenheiros e engenheiras, destacando o trabalho fenomenal que as mulheres têm feito. Ele salientou o profissionalismo da Defesa Civil do Estado, desde a entrega de mantimentos até a fase de obras de recuperação e prevenção para que desastres não voltem a ocorrer, a exemplo da nova estrutura de drenagem que acompanha a ponte entregue hoje na Estância Turística de Barretos.
“É impressionante o trabalho da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o profissionalismo. O Estado vem sendo acometido com muitas enchentes, muitas chuvas, e o que mais tem surpreendido: a pronta resposta. Imediatamente, após cada ocorrência, a Defesa Civil está presente para prestar assistência imediata à população”, afirmou o governador. Ele mencionou o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho feito pela defesa civil paulista, destacando o envio de 26 integrantes para atuarem em ações na Turquia, diante do terremoto pelo qual passaram.
Segundo ele, a Defesa Civil tem procurado levantar demandas e quantificar os projetos necessários junto com as prefeituras. “Cotando com os convênios que a gente assinou aqui no dia de hoje, estamos batendo quase a casa dos R$ 14 milhões e ainda tem mais 10 para liberar e vamos continuar liberando recursos”, contou.
Coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, também agradeceu a presença das autoridades e munícipes. “A Defesa Civil, na data de ontem, fez 47 anos de prestação de serviços públicos e é nossa satisfação vir nos municípios inaugurar obras. Foi criada como um órgão de proteção do Estado às pessoas, mas não opera somente quando tem uma emergência, mas sim na recuperação”, destacou.
Obras em todo o Estado
Na ocasião, o governador também fez a entrega de obras reconstrutivas para os municípios de Águas de Lindoia, Alto Alegre, Cajuru, Capão Bonito, Dirce Reis, Gastão Vidigal, Itu, Paulistânia, Ribeirão Grande e Sebastianópolis.
De acordo com a Defesa Civil, as obras recuperativas incluem muros de arrimo, poços, estradas hidráulicas, pontes, travessia em aduelas e contenções de encostas e margens de rio. Ao longo dos últimos anos, a Divisão de Recuperação da Defesa Civil entregou 64 obras aos municípios paulistas, outras 87 estão em andamento, num investimento de aproximadamente R$ 109 milhões.
Tarcísio também falou dos investimentos em preparação do órgão, para antecipar ocorrências e emitir alertas, prevenindo tragédias. “Estão com equipamentos sofisticados, com radares, imagem de satélite verificando onde vai chover, onde temos moradores em áreas ribeirinhas, de várzea, onde tem a possibilidade de enchentes. Emitem os alertas e conseguem remover as pessoas das áreas de risco. Com o volume de chuvas que tem caído no Estado de São Paulo, a gente podia ter tido um verdadeiro desastre e esse desastre não está acontecendo pela ação imediata da Defesa Civil”, completou. A prefeita Paula ressaltou sobre os equipamentos entregues recentemente para a Defesa Civil Municipal. “Com os novos equipamentos, nossa Defesa Civil já conseguiu atuar sozinha para liberar o trânsito em uma noite depois que uma chuva forte derrubou mais de 30 árvores”, destacou.
Histórico
No dia 06 de abril de 2022 foi realizada a assinatura do convênio com a Defesa Civil para reconstrução da ponte sobre o Córrego Barro Preto. O processo licitatório foi aberto no mesmo mês, no dia 26.
Para o sucesso da obra foram necessárias intervenções ao longo da Avenida Fraternidade Paulista, cujas obras de drenagem tiveram início em 05 de maio. A reconstrução da ponte teve início em 24 de junho.
No dia 24 de outubro, o trânsito foi liberado na avenida, e em 18 de novembro ocorreu a liberação da ciclovia e da passarela.
Na cerimônia desta sexta-feira, 10, entre outras autoridades, estiveram presentes os secretários estaduais Gilberto Kassab e Arthur Lima; deputados Carlão Pignatari, Sebastião Santos e Ricardo Silva; prefeitos e representantes de diversas cidades do Estado, secretários municipais da Estância Turística e vereadores da cidade, sob à liderança do presidente da Câmara, Luís Paulo Vieira, o Lupa.