Representando a prefeita Paula Lemos, a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, esteve presente na recepção aos 40 novos alunos do curso de Gestão Hospitalar da FATEC de Barretos. Os calouros e os estudantes que já estavam no curso e avançaram para etapas seguintes começaram as aulas deste semestre letivo na noite de quarta-feira, 8.
A FATEC está localizada na região central da cidade desde que o prédio da Escola Estadual Dr. Antônio Olympio passou a sediar a unidade. Promovendo as devidas adequações e melhorias, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos investiu aproximadamente R$ 2 milhões na reforma do prédio, que está em fase de conclusão.
O diretor da FATEC, Paulo Sérgio Jorge, deu às boas vindas e reforçou a vocação de Barretos para a área da Saúde. “A gente queria agradecer à Prefeita Paula Lemos e à secretária de Educação, que veio nos prestigiar. A prefeitura entrou com a reforma de todo esse prédio e o Governo do Estado com toda essa parte de equipamento mobiliário. Cadeiras, computadores, tudo está sendo entregue novinho para vocês”, afirmou. Rafael Borges, que coordena o curso de Gestão Hospitalar, destacou a acessibilidade que a reforma está garantindo ao prédio, que agora conta com dois elevadores, além de estrutura para o uso simultâneo de uma série de computadores.
Jéssica afirmou se tratar de um dia muito festivo. “Olho para esta turma, vejo uma riqueza de diversidade de pessoas, de idades, de valores, de cores e essa é a grandeza da Educação. É um lugar em que o diferente, o diversificado se une”, disse. A secretária reforçou que Barretos é referência em Saúde e também em Educação. “A gente fica muito feliz em fazer parte de uma gestão na qual a Educação é de qualidade e valorizada em todos os níveis. Nossa cidade possui um trabalho expressivo nas redes públicas de ensino e também na rede privada. Um trabalho que se inicia na Educação Infantil. Agora possuímos mais uma instituição referência no ensino superior que é a Fatec, uma instituição publica de renome e qualidade. Uma grande conquista e este local é de vocês”, ressaltou.
Paulo Sérgio enfatizou que o profissional graduado no curso terá a possibilidade de trabalhar em diferentes lugares da área da Saúde, como hospitais, clínicas diversas, indústria farmacêutica e até na área veterinária.
Animados com a oferta de ensino de qualidade
“Fiz vários cursos técnicos, mas a faculdade é a primeira”, contou Sirlene Alves, 51 anos, costureira e merendeira. Ansiosa para o primeiro dia de aula, Sirlene ressaltou que já conhecia a tradição do nome FATEC, referência pela qualidade de ensino também em Americana, onde ela morava. Ao se mudar para Barretos e saber da instalação da FATEC em nossa cidade, aconselhou a filha, que trabalha na Santa Casa, a prestar o vestibular. Agora, a história se inverteu e Kelly que fez a indicação para a mãe. “Minha filha está amando o curso”.
Aos 45 anos, Edivarde Carneiro inicia agora sua segunda graduação. Ele, que é natural do Estado de Mato Grosso do Sul, concluiu a primeira há sete anos, quatro antes de se mudar para Barretos. “Tenho amigos de trabalho que já fazem o curso. Eles me sugeriram, gostei e abracei a ideia”, disse. Funcionário do setor administrativo da Fundação Pio XII, Edivarde observou que a nova graduação deve lhe proporcionar aperfeiçoamentos importantes. “É um curso muito interessante. Abre um leque de oportunidades para a gente na área da saúde”, enfatizou.
Boas-vindas
A secretária municipal de Educação reforçou aos alunos para que se unam em suas diferenças, trocando experiências, incentivando um ao outro para que se mantenham firmes nos estudos após a jornada de trabalho e para que cheguem, juntos, ao final do curso. “Estou aqui hoje no primeiro dia. Vou querer estar com vocês daqui três anos, no dia da formatura, quando estiverem saindo daqui para irem entregar à sociedade o conhecimento que terão adquirido”, ressaltou Jéssica.
Para tornar o primeiro dia de aula ainda mais especial, a equipe da FATEC preparou uma recepção carinhosa, com mensagens de incentivo, cachorro quente e pipoca. Cada aluno recebeu de presente uma caneca, sendo convidados a um comportamento sustentável, deixando de lado os copos descartáveis; também uma atitude de prevenção ao Coronavírus, em oposição ao antigo costume de tomar água direto no bebedouro.
Estiveram presentes no momento das boas-vindas, e na organização deste, João Augusto Soares, diretor de Serviços Acadêmicos; Kelmi Oliveira Gonçalves, coordenadora do vestibular e Nadia Manso, secretaria Acadêmica. Já nos próximos meses serão abertas as inscrições para o vestibular, estando prevista a oferta de 40 vagas para início no segundo semestre deste ano.