São Paulo registra novo recorde histórico na abertura de empresas

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (5), mais um novo recorde histórico de abertura de empresas no estado. Segundo dados da JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo, o apurado no mês de outubro foi de 24.734 novos cadastros de pessoas jurídicas, somando-se os números dos 645 municípios.

O recorde é apontado, considerando o número de constituições desde 1998 quando foram iniciados os levantamentos pela JUCESP.

“Esta é a terceira quebra seguida de recorde histórico de abertura de novas empresas em São Paulo, o que demonstra que a economia do estado está se recuperando”, comemorou o governador João Doria. “Evidentemente temos que destacar as notícias tristes da pandemia, mas não podemos deixar de destacar as boas notícias da recuperação econômica do estado e este é um dado concreto e efetivo”, completou.

No ano, é a sexta alta consecutiva de empresas abertas desde abril, período em que foi perceptível a desaceleração devido aos impactos econômicos sofridos pela pandemia do coronavírus. O registro mais recente supera o mês de setembro, quando foram realizadas 23.205 novas constituições empresariais, número que já havia sido o maior em 22 anos.

“Mais uma vez reforço que os números mostram o aumento da confiança dos nossos empreendedores, a resiliência e as iniciativas de estímulo à retomada econômica como a inédita isenção de tarifa de abertura de empresas implementada pela JUCESP. Este resultado mostra que estamos no caminho certo para a retomada econômica do estado de São Paulo”, destacou Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Segundo dados da JUCESP, em outubro também foi constatado o maior saldo líquido de empresas abertas no ano: 14.002. Este número é 4,68% maior que em setembro (13.346) e 17,06% superior a agosto (11.614), meses onde houve quebra de recorde da série histórica. Um aumento no saldo superior em 75% em relação a outubro de 2019, quando se registrou a abertura de 8.021 empresas.