O destaque dessa semana na Coluna Interligado é a cirurgiã-dentista e produtora rural, Teresa Morais. Ela é sinônimo de competência, profissionalismo e comprometimento com o bem-estar das pessoas. Engajada em tudo o que se propõe, Teresa é considerada um dos grandes nomes da odontologia em Barretos e promove um trabalho impecável pelo Brasil afora conquistando prêmios e homenagens. Venha conosco conhecer um pouco mais dessa personalidade incrível.
INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?
TERESA – Cirurgiã-dentista e produtora rural.
INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?
TERESA – Sou nascida em Barretos. Uma cidade tranquila, com comércio forte e um centro universitário que se destaca pela qualidade sendo referência para o interior paulista e responsável pela formação de inúmeros profissionais que desenvolvem brilhantemente suas carreiras em várias partes do mundo.
INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional?
TERESA – Apesar de nascer em uma família que há gerações pertence ao meio rural, sempre vivi na cidade e optei pela odontologia e transformar o sorriso das pessoas. Cursei a faculdade e as especializações em Periodontia e Implante na FEB. Desde os primeiros anos de faculdade me encantei com a pesquisa, e com apoio de vários professores tive minha iniciação científica que mais tarde foi incrementada com o mestrado na USP. Foram muitos estudos científicos que abriram meus horizontes e inúmeras oportunidades profissionais, entre elas fazer parte do Projeto Futuro Profissional da Colgate, que me permitiu visitar as melhores faculdades de odontologia do Brasil apresentado aos estudantes as possibilidades de trabalho que a odontologia moderna pode proporcionar aos novos profissionais. A cada faculdade visitada, minha admiração pela nossa FEB aumentava, pois ela reunia em um só lugar o que cada das faculdades tinha de melhor. Também tive a oportunidade de participar de atividades científicas na área médica, de enfermagem, fono, fisio e da odontologia, difundindo no Brasil e no mundo os resultados de estudos que relacionavam a condição bucal com a sua saúde e qualidade de vida das pessoas. Que também me conduziu a defender no congresso nacional a obrigatoriedade da presença do dentista em UTIs, hospitais, clinicas e instituições com pacientes internados. Foram muitos desafios, mas com uma equipe unida e preparada conquistamos alguns prêmios, homenagens e apoio de personalidades da política e de diversas entidades. Além de beneficiar inúmeros pacientes com um atendimento multiprofissional. Há cerca de dez anos um novo desafio, assumi a gestão de um seringal da família no interior de São Paulo. Foram muitos erros, provocações diárias e um aprendizado a cada dia. No início a gestão era intuitiva e os resultados não apareciam, mas com 20 famílias dependendo de mim e do sucesso do seringal o negócio precisava acontecer! Considerei também que estava diante de uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida daquelas famílias. Então fomos buscar conhecimento da cultura através de eventos do setor, leituras de material científico e visitas a outros seringais. Contratamos uma consultoria especializada que trouxe muitas inovações e tecnologia, também definimos os valores que norteiam nossas ações TRANSPARÊNCIA, CONFIANÇA, DIGNIDADE e RESPEITO às pessoas e ao meio ambiente. Hoje divido minhas atividades no consultório e no seringal e tenho a oportunidade de transformar o sorriso das pessoas além do consultório odontológico.
INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu?
TERESA – Sou Leonina, mas não tenho conhecimento sobre o assunto.
INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?
TERESA – Adoro Pilates!!! Me traz leveza para começar o dia.
INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?
TERESA – Viajar faz bem para o corpo, para a mente e para as emoções. Por isto viajar não é luxo. É um investimento em saúde! Me considero privilegiada por ter a oportunidade de viajar com frequência a trabalho e costumo após os compromissos profissionais tirar alguns dias para conhecer a região, a cultura, ter contato com o modo de vida de outros povos e sempre acompanhada pelas pessoas que me recepcionam e vivem na região. O que permite vivenciar experiências que tornam cada viagem inesquecível. Com a retomada dos eventos presenciais as viagens voltam a fazer parte do meu dia a dia. Minha última viagem foi para Santa Vitória uma pequena e charmosa cidade no pontal do Triângulo Mineiro, que me chamou atenção foi a competência dos profissionais, sua simplicidade, otimismo e entusiasmo em promover o bem-estar das pessoas. Meu próximo compromisso será em Amsterdã seguido de alguns dias de férias que ainda estão sendo elaborados com colegas que me recepcionarão na Holanda.
INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?
TERESA – Nesta minha inquietação de buscar na ciência soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas tive a oportunidade de vivenciar muitos momentos marcantes. Um deles foi com um paciente jovem internado na UTI com febre persistente e piora progressiva. Ao avaliá-lo por volta do 30º dia de internação, observei uma infecção bucal importante, dois dentes apresentavam um abcesso. Por dois dias durante as reuniões multiprofissionais que ocorrem com todos os profissionais da UTI para discutir cada caso, alertei sobre o abcesso e a necessidade de intervenção odontológica imediata. Inicialmente os profissionais tinham receio de realizar qualquer procedimento odontológico por causa das condições críticas de saúde do paciente e não permitiam qualquer atuação, e a piora do paciente só progredia. Foram dias de muito estudos e diante dos argumentos apresentados tive autorização da equipe e da família para intervir e remover a infecção presente na boca do paciente. A partir da remoção do foco de infecção na boca do paciente, ele passou a não ter mais febre e melhorar a cada dia recebendo alta da UTI e do hospital. Alguns meses depois, estava entrando no consultório e fui abordado pelo paciente, sua mulher e filha. Queriam me agradecer pela insistência em operá-lo e por ter colaborado com sua recuperação, o que permitiu acompanhar o crescimento da filha pequena. Foram muitos abraços e emoções. Esta história me emociona todas as vezes que me vem à mente e não existem palavras para descrever o que sinto.
INTERLIGADO – Redes sociais, você utiliza? O que acha da internet em si? Consegue ficar desconectada do celular?
TERESA – Internet um importante avanço tecnológico. Com a internet vieram as redes sociais, indispensáveis no mundo atual, mas precisam ser usadas com muito critério e responsabilidade.
INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta ou fechada)?
TERESA – Gosto muito de séries, no momento estou assistindo BORGEN, uma série dinamarquesa que recomendo para todas as mulheres que trabalham. Outra que me marcou muito foi COISA MAIS LINDA, uma mulher separa do marido que monta o próprio negócio na década de 60. Vale muito a pena assistir.
INTERLIGADO – Estilo musical preferido?
TERESA – Música Popular Brasileira: um gênero repleto de suavidade e regionalismo
NTERLIGADO – Você já fez algo inusitado ou cometeu alguma gafe?
TERESA – E quem nunca cometeu??? (risos). Troco fácil o nome das pessoas. Adoro um crachá!
INTERLIGADO – Referência de beleza?
TERESA – Simplicidade
INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado (a) por você nesta entrevista?
TERESA – Meus pacientes, colaboradores, amigos e minha família. Tudo que faço é para melhorar a qualidade de vida de cada um deles.
INTERLIGADO – Uma pessoa importante em sua vida?
TERESA – Pessoas são importantes, por elas me esforço tanto para encontrar o que existe de melhor.
INTERLIGADO – E o coração, como está?
TERESA – Apaixonado!!! Apaixonado pela vida, pelos meus amigos, pela natureza, pelos meus trabalhos e pela minha família.
INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?
TERESA – Estar com minha família.
INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?
TERESA – Feita em casa com produtos naturais, orgânicos e com muito amor.
INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?
TERESA – Frutas, verduras e lógico, CHOCOLATE! (risos).
INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?
TERESA – RESPEITO, um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade e tem sido deixado de lado em muitos momentos.
INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?
TERESA – RESPEITO! Respeito ao ser humano, respeito ao meio ambiente, respeito às leis. RESPEITO!!!!
INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?
TERESA – Fé é importante para o bem-estar físico e mental, ajuda a viver melhor e atribui em significado a vida.
INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?
TERESA – Proporcionar bem-estar às pessoas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
INTERLIGADO – Qual é a maior lição que a pandemia vai deixar em sua vida?
TERESA – A pandemia foi importante para nos conscientizar que fazemos parte de um coletivo e que nossas ações refletem nas pessoas ao nosso redor e no ambiente em que vivemos. E o futuro vai depender de como vamos continuar juntos, não desaprendendo o que vivemos e usando cada lição para aprender ainda mais.
INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?
TERESA – De maneira alguma. A cada sonho realizado um novo desafio e um novo sonho a ser conquistado.
INTERLIGADO – Teresa Morais por Teresa Morais?
TERESA – Metódica, gosto de seguir uma rotina predefinida.