A sede do Instituto Mark´s Cidadania, Ciência e Cultura viveu uma noite de diversidade religiosa na última segunda-feira, 21 de novembro, na abertura da Semana da Consciência Negra – 2º Raízes Culturais “unindo povos em uma só origem”. O presidente do Instituto, Ronaldo Marques, falou da importância de celebrar as conquistas do povo negro, “sem esquecer que são quase 400 anos de um sistema injusto escravagista, que se reflete no preconceito, no racismo, até os dias de hoje, por isso, é preciso falar e estudar sobre o assunto profundamente”, disse.
A presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Ana Paula Ferreira, que se declarou cristã, criada entre a igreja evangélica e as rezas da avó benzedeira, fez uma palestra sobre racismo religioso e convívio e respeito a todas as religiões de matriz africana.
O coletivo Ilê Axé apresentou a mistura da capoeira tradicional com o violino clássico e o grupo Tambores da Mata trouxe o ritmo dos pontos de candomblé como apresentação musical para o local.
Durante a semana, até o dia 26, será possível visitar as exposições artísticas no Instituto Mark´s, dentro da programação do Raízes Culturais, gratuitamente, das 9h às 18h. No dia 23, quarta, às 19h, acontece um bate papo com o Pai Ronaldo, sobre “Culturas Afro”. E no sábado, dia 26, durante todo o dia o Instituto terá diferentes atividades para o público, mais uma galinhada na hora do almoço, com preços populares nas marmitinhas.
A programação do sábado, 26, começa às 9h, com a abertura da Feira do Artesanato, às 10h tem Intervenção Cultural do Coletivo Ile Axé e às 11h30 tem a Bateria da Faculdade de Medicina. O almoço, com o cardápio galinhada, será servido a partir das 12h até 14h30, no sistema marmitinhas individuais. Às 13h tem apresentação de Samba Criolo, seguida de show do Grupo Tambores da Mata. Às 15h é a vez de uma sessão aberta de Biodanza e o encerramento das atividades acontece às 17h, com o Grupo de São Gonçalo.
Fotos de Aquino José