O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi colorido de azul nessa última segunda-feira (21/11) durante a ação Novembro Azul a fim de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
De acordo com o coordenador da Área de Ensino de Engenharias e Exatas, Prof. Dr. Giovanni César dos Santos, o evento faz parte das atividades de extensão universitária dos cursos, uma vez que visa o envolvimento dos alunos em atividades que levam informações de grande relevância à comunidade interna e externa. “Essas ações integram as funções sociais do UNIFEB que, por meio do engajamento de professores e alunos, contribuem com o desenvolvimento social”, explicou.
A ação aconteceu no Espaço da Pedra, durante o intervalo das aulas, e contou com iluminação especial, distribuição de cartazes informativos sobre o tema e fitinhas azuis em alusão à campanha. “Os alunos do curso de Física Médica puderam tirar dúvidas sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. E para alegrar o espaço, a banda “Black Rose”, formada por alunos dos cursos de engenharia, promoveu uma breve apresentação musical”, destacou.
O evento foi organizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Física Médica, com apoio da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB.
Giovanni lembra que o câncer de próstata é um dos principais tipos de tumor que acometem os homens no Brasil. “De acordo com especialistas, a melhor prevenção é o diagnóstico precoce. Há um grande tabu ainda entre os homens, que precisa ser superado, e os exames de rotina não devem ser ignorados, para que, uma vez detectada a doença, possa ser tratada permitindo maiores chances de sucesso na recuperação e sobrevida dos pacientes”, enfatizou.
SOBRE A DOENÇA
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns:
– Micção frequente;
– Fluxo urinário fraco ou interrompido;
– Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria);
– Sangue na urina ou no sêmen;
– Disfunção erétil;
– Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
– Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata). Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Fonte: http://www.oncoguia.org.br/