Polícia Civil de Barretos esclarece furtos qualificados contra idosos

A Central de Polícia Judiciária de Barretos (CPJ) apurava diversos furtos qualificados e associação criminosa, ocorridos, pelo ao menos, entre os meses de março e maio deste – cujos crimes teriam sido praticados por um grupo criminoso conhecido como “quadrilha das cocotas”.

Durante as investigações, apurou-se que as suspeitas se passavam por agentes de combate a endemia, e, geralmente, vestidas com camisetas e blusas na cor azul, entravam nas residências das vítimas, principalmente pessoas idosas, onde subtraíam cartões bancários, dinheiro, e objetos de valor, caso encontrassem.

Posteriormente, na posse dos citados cartões, realizavam saques nas contas bancárias das pessoas idosas, efetuavam compras diversas, transferências monetárias, e outras operações similares, acarretando grande prejuízo.

Realizadas as diligências, e após intensa investigação, a Autoridade Policial responsável representou ao Juízo pela decretação da prisão preventiva de duas mulheres identificadas, suspeitas de integrarem o bando, sendo o pedido deferido.

Nesta data (18/11/2022), deflagrou-se a operação policial conjunta, coordenada pelos Delegados de Polícia Marcelo Gambi Alves e Daniel do Prado Gonçalves. A força-tarefa contou com apoio de cerca de 8 a 10 policiais civis, no total.

Houve busca e apreensão em dois endereços vinculados às investigadas. Foram localizados e apreendidos objetos de interesse da investigação, e o veículo que era utilizado pelas criminosas, as quais foram presas preventivamente, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário.

As presas poderão ser indiciadas por furtos qualificados, e associação criminosa. As investigações prosseguem, para identificação de outras pessoas que possam ter envolvimento no esquema criminoso.