Equipe de controle de endemias passa por treinamento ao longo desta semana

Agentes do controle de endemias da Estância Turística de Barretos passam por capacitação nesta semana, realizada pelo Núcleo de Assistência operacional regional da Secretaria de Estado de Saúde. Os supervisores da equipe, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, já receberam treinamento ontem, dia 7. As ações de bloqueio contra o mosquito Aedes aegypti foram realizadas na segunda-feira, 7, e ficam suspensas no restante desta semana em função do treinamento dos agentes entre terça, 8, e sexta-feira, 11.

Cristiane Parreira, coordenadora do serviço, observou que o último treinamento realizado pelo núcleo foi anterior ao início da pandemia. “É muito relevante que os servidores renovem a capacitação periodicamente, em que são apresentadas novas informações, reforçados pontos importantes. Também há vários funcionários que iniciaram os trabalhos nos últimos anos e ainda não tiveram essa capacitação nenhuma vez. O intuito é o melhor atendimento à população e nas ações futuras essa pausa para treinamento terá compensado bastante”, afirma. Para acomodar todos os servidores a fim de que a equipe do Estado possa passar as instruções de uma única vez, o treinamento está sendo realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB).

A coordenadora enfatiza a necessidade da atuação da população barretense dentro de casa. “Nós mantemos o pedido à população para tomar todo o cuidado em suas residências, observando se há algum recipiente que pode acumular água, virando ou eliminando esse objeto, colocando água sanitária em ralos e em vaso sanitário que passe dias parado”, afirma. Cristiane ressalta que o trabalho de bloqueio é complementar, sendo decisivo o papel de cada barretense para impedir a reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

COLABORAÇÃO NOS CEMITÉRIOS

A equipe de controle de endemias reforçou o pedido aos funcionários dos cemitérios da cidade para que, mais ainda neste momento posterior ao feriado de finados, observem se há recipientes acumulando água e para que façam o descarte de plásticos. “Nas ações periódicas que realizamos nos cemitérios, toda vez que localizamos embalagens plásticas envolvendo plantas, a gente encontra larvas do Aedes aegypti nessas embalagens. Por isso, pedimos a colaboração desses funcionários para impedir a reprodução do mosquito e estendemos esse pedido a toda a população que vai aos cemitérios, para que retire os itens que acumulam água no túmulo de seus familiares e para que tenham também esse cuidado ao levar objetos para o túmulo”, destaca.