Feira de Ciências recebe mais de 1200 estudantes na Estação Cultura

A Feira de Ciências promovida pelas escolas municipais da prefeitura da Estância Turística de Barretos recebeu, nos dias 18 e 19 de outubro, cerca de 1260 alunos matriculados no 5° ano do Ensino Fundamental I.

Nesta quarta-feira, 19, a prefeita Paula Lemos fez questão de prestigiar a feira, onde conversou com professores e alunos e também participou de vários experimentos. “É um momento muito feliz, onde a gente traz representantes de todas as escolas para esse trabalho conjunto, mostrando o que já foi feito individualmente em cada uma delas. Aqui os estudantes podem descobrir que a ciência é capaz de realmente mudar a vida das pessoas e que ela faz parte do nosso dia-a-dia. É também mais uma oportunidade deles perceberem que podem ser cientistas ou o que eles desejarem”, afirmou. A chefe do executivo também realizou a entrega de um certificado para uma aluna, que simbolicamente representou todos os outros colegas.

A professora de Práticas de Ciências, Brida Turioni Martinez, destacou a importância da disciplina para os alunos. “Esta disciplina é muito importante, porque eles têm o contato com a prática em si. Eles veem como as coisas funcionam. A ciência move o mundo”, disse.

Os alunos Lucas Duarte Viana e Kamile Vitória da Graça, ambos com 10 anos, mostraram muita desenvoltura e confiança ao apresentarem seus experimento. Lucas apresentou a experiência “nuvem na garrafa”, falou que sonha em ser cientista e parabenizou os colegas. “Desde pequeno eu tenho sonho de ser cientista. Eu achei muito interessante, todos estão de parabéns”, contou.

Kamile explicou, com demonstrações práticas, a energia estática. Segundo ela, uma energia que pode ser inofensiva ou muito perigosa. “Energia estática tem em tudo e em todas as coisas. Pode ser muito perigosa ou inofensiva. Por isso que na maioria das vezes, quando você vê um caminhão de combustível, vai ter uma corrente liberando toda a energia estática que nele está”, ensinou.

Elzane Magda Passos de Araujo Pimenta, coordenadora pedagógica responsável pela disciplina Práticas de Ciências, salientou que a Feira foi uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem experiências de argumentação, pesquisa, envolvimento e trabalho em equipe. “As crianças saem daqui com a sensação de que elas podem ser o que elas quiserem: astronautas, cientistas, químicos, engenheiros… Quero mais uma vez agradecer à Secretaria de Educação e aos professores que trabalharam intensamente, primeiro nas escolas, e agora aqui na feira geral”, completou.

O evento aconteceu na Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves e contou com a participação de 15 professores de Práticas de Ciências que atuam nas 19 escolas de Ensino Fundamental I da cidade, e aproximadamente 120 alunos monitores.