Unidades de saúde de Barretos vacinam de 17 a 21 de outubro

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza vacinação na próxima semana, de segunda (dia 17) a sexta-feira (dia 21), das 8 às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação continuam até 31 de outubro. Até o momento, 83% das crianças entre 1 e 4 anos receberam a gotinha durante a campanha, iniciada em 8 de agosto. A meta é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária.

JUNTOS CONTRA A PÓLIO

Todas as crianças de 1 a 4 anos de idade devem ser levadas para tomar a gotinha contra a poliomielite, independentemente de quando tomaram a dose de rotina.

A poliomielite provoca paralisia infantil, deixa sequelas e pode levar à morte. O risco da doença, erradicada há duas décadas no nosso País, voltar a atingir as crianças brasileiras é alto porque a porcentagem de crianças recebendo a vacina contra a doença vem caindo no Brasil nos últimos anos.

O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, reforça a orientação aos pais que até o momento não levaram seus filhos e filhas tomarem a gotinha. “Estamos na reta final da campanha. Muitos pais já cumpriram com esse ato de amor e responsabilidade levando seus filhos, mas 900 crianças de 1 a 4 anos de nossa cidade ainda estão sem esse reforço contra a paralisia infantil. Não espere mais, leve sua criança de 1 a 4 anos a uma unidade de saúde nesta semana para receber a gotinha”, afirmou.

COVID-19

Contra a Covid-19 estão disponíveis:

– dose de reforço para adolescentes e adultos que tomaram a dose anterior há quatro meses ou mais;

– quarta dose para adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos que completaram quatro meses da terceira dose;

– quinta dose para imunossuprimidos a partir de 18 anos que completaram quatro meses da quarta dose;

 – segunda dose para a população a partir de 5 anos de idade que ainda não completou o esquema vacinal e para as crianças de 3 e 4 anos que tomaram a primeira dose há 28 dias;

– a primeira dose para adultos, adolescentes e crianças a partir de 3 anos de idade que ainda não tenham tomado nenhuma dose.

A vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos também é realizada no ARE I (o Postão) de segunda a sexta-feira das 8 às 12h.

GRIPE

Toda a população, a partir dos 6 meses de idade, pode tomar a vacina contra a gripe.

HPV

A vacina contra HPV deve ser tomada por todos os meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Para a imunização ficar completa, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda.

MENINGITE

Estão sendo realizadas vacinação contra a meningite para adolescentes e profissionais de saúde.

Todos os meninos e meninas entre 11 e 14 anos devem ser levados a uma UBS ou USF para serem vacinados contra a meningite com a vacina meningocócica ACWY.

Profissionais de saúde devem procurar uma UBS ou USF para tomar a vacina meningocócica C. É necessário apresentar comprovante profissional. Por precaução, gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando devem esperar para tomar essa vacina.

MULTIVACINAÇÃO

Até o dia 31 de outubro, todas as UBSs e USFs realizam a campanha de multivacinação. Pessoas de todas as idades devem procurar uma unidade para conferir a carteira de vacinação e fazer as atualizações necessárias.

DOCUMENTOS

Para se vacinar, deve ser apresentado documento pessoal com foto e é importante levar a carteira de vacinação e o cartão SUS.