Crianças e adolescentes devem tomar vacinas contra HPV e meningite

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando vacinação em crianças e adolescentes contra a meningite, com a vacina meningocócica ACWY. Também é realizada a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Confira a faixa etária em que cada uma deve ser aplicada:

HPV
A vacina contra HPV deve ser tomada por todos os meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Para a imunização ficar completa, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda. Quem recebeu a primeira dose há pelo menos 6 meses e ainda não voltou à unidade de saúde para tomar a próxima, deve procurar uma unidade e concluir o esquema vacinal. O Ministério da Saúde explica que o HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas, de homens e de mulheres, podendo provocar verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus.

Meningite ‘Meningocócica ACWY’

Todos os meninos e meninas entre 11 e 14 anos devem ser levados a uma UBS ou USF para serem vacinados contra a meningite com a vacina meningocócica ACWY. Neste caso, a vacinação é com uma dose e busca prevenir contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estima-se que no mundo ocorram 500 mil novos casos da doença meningocócica por ano, sendo 50 mil óbitos. Súbita, a doença meningocócica mata em média uma pessoa a cada oito minutos no mundo. Tipicamente, manifesta-se como meningite (bacteriana) – uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Também pode se manifestar como septicemia meningocócica, forma mais grave.