Prefeitura de Barretos entrega revitalização de praças do Residencial Rubens de Souza

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou na quinta-feira, 29 de setembro, as obras de revitalização das praças do Residencial Rubens de Souza, localizadas nos Sistemas de Lazer “Geraldo Antônio Correa”, “Alessandra Peixoto de Alencar” e “Wanderlei dos Santos – Tininho”, antiga Vila Paulista (Colônia da Fepasa).

Paula recordou que a reforma das praças era um compromisso assumido durante a campanha. “Esta é uma conquista muito importante, pois nós reformamos as três praças cumprindo um compromisso da nossa campanha. Uma praça leva o nome do senhor Geraldo, pai do vereador Paulo Correa, que foi um grande homem. Também temos a Praça do Tininho, que todo mundo conhece e muitos têm pelo menos uma fotografia tirada por ele, e a praça que leva o nome da Alessandra, uma servidora que colaborou muito com a área da saúde da nossa cidade”, salientou.

As praças passaram por manutenção do passeio público, paisagismo, iluminação e limpeza geral, além da instalação de um playground com brinquedos em madeira e grama sintética. Além disso, local está preparado para receber uma academia ao ar livre. “Estamos entregamos nosso primeiro parquinho infantil de madeira, para que seja durável. Futuramente, vamos colocar uma academia ao ar livre. É o inicio das nossas praças revitalizadas”, completou a chefe do executivo.

O vereador Paulo Correa, presidente da Câmara Municipal, destacou a luta para melhorar o bairro. “Aqui era o patinho feio do Nogueira, tudo terra, tudo abandonado”, disse. Ele também lembrou que as ruas passaram a ter identificação há pouco tempo, recebendo nomes de ferroviários locais. “Aqui na Vila Paulista era terra de ninguém até pouco tempo, porque aqui não tinha nome de rua”, completou.

Quem também relembra esta trajetória é Márcia Alves, que vive no bairro há mais de 30 anos. “Há uns vinte anos a gente esta nessa luta. Primeiro foi a retirada dos trilhos, depois a batalha das escrituras das casas, as melhorias como asfalto e iluminação e agora finalmente a pracinha que ficou maravilhosa. Eu só tenho a agradecer ao vereador Paulo Correa, por não desistir daqui. Agora a gente tem nome e endereço. Também quero agradecer a prefeita Paula Lemos que prometeu fazer o parquinho e honrou seu compromisso”, agradeceu. Márcia disse que agora esta é a praça mais bonita de Barretos.

O investimento no local foi de R$ 223.990,23, provenientes de convênio Estadual e contrapartida do município.

AS HOMENAGENS

As três praças do bairro receberam a denominação de “Geraldo Antônio Correa”, “Alessandra Peixoto de Alencar” e “Wanderlei dos Santos – Tininho” e, durante a entrega da revitalização, familiares dos homenageados participaram do descerramento das placas.

GERALDO

Nascido em 1932, foi casado com Verginia Nunes Correa (falecida), e teve os filhos Luiz Carlos Correa, Rita de Cássia Correa, Paulo Henrique Correa e Geraldo Nunes Correa. Fundou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barretos (Apae), em 1970, foi Agente Policial e Presidente do Partido Liberal de Barretos, o PL. Participou da diretoria da Casa Transitória André Luiz e diretoria do BEC. Na gestão do ex-prefeito Ibraim Martins da Silva, ocupou o cargo de Secretário Municipal da Promoção Social. Administrou a Estação Rodoviária durante oito anos, na gestão do ex-prefeito Uebe Rezeck. Ele faleceu aos 81 anos, em agosto de 2014. “Meu pai trouxe muita inspiração para a politica. Ensinou os princípios básicos que são: ter palavra e honestidade. Isso eu herdei do meu pai”, afirmou o filho, Paulo Correa.

ALESSANDRA

Alessandra nasceu em 1972 e teve dois filhos: Murilo Alencar Lima e Nathália Alencar Mazzeto. Ingressou no serviço público municipal em 1991, exercendo várias funções na prefeitura de Barretos, dentre elas a de coordenadora da saúde da mulher. Destacou-se na área da saúde, onde seu lado humano teve grande evidência, auxiliando com carinho e determinação a população carente que atendia com bondade e compaixão. Ainda em pleno exercício de suas atividades, foi diagnosticada com câncer de mama e faleceu no ano de 2015, aos 43 anos. “Ver as pracinhas assim é muito gratificante, mas ver o nome da minha mãe em uma praça é mais gratificante ainda. Representa quem ela foi e tudo que ela fez pela cidade”, afirmou a filha Nathália.

TININHO

Wanderlei dos Santos, ou Tininho Santos, nasceu em 1952, casou-se com Marina Aparecida dos Santos e teve dois filhos: Wanderlei dos Santos Júnior, que herdou o apelido carinhoso do pai, e Mário Alberto dos Santos. Era fotógrafo profissional e trabalhou neste ofício por mais de 40 anos, registrando casamentos, aniversários, batizados e outros eventos. Manteve sociedade com Pancho por 20 anos na Ótica Kifoto e depois abriu sua própria empresa, a Tininho Fotos. Tininho também era repórter fotográfico e prestava serviços para o Jornal O Diário, onde trabalhou por 36 anos. Apaixonado por futebol, jogava no varzeano e chegou a ser campeão pela ADMP. Foi diretor do Clube União e pertenceu a Loja Maçônica Fraternidade Paulista, um das mais antigas do Estado de São Paulo. Faleceu em 2008 de câncer, aos 56 anos. “Estou muito agradecida pelo carinho, para mim é um grande reconhecimento. Ele foi um grande companheiro e um excelente pai para os meus filhos. Agradeço a prefeita Paula Lemos pela lembrança”, disse Marina.