Produtores rurais de Barretos são orientados sobre o Cadastro Ambiental Rural e o Programa Rotas Rurais

A Estância Turística de Barretos sediou um encontro de produtores rurais nesta segunda-feira, 26, com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro. No evento, produtores rurais receberam mais informações sobre o CEP rural do Programa Rotas Rurais e sua importância e sobre a fase de aceite ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A prefeita Paula Lemos e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Falleiros (Zecão), expressaram gratidão ao secretário estadual pela dedicação que têm tido à população rural barretense.

A prefeita Paula lembrou os benefícios que o Rotas Rurais vai proporcionar à população rural por disponibilizar um código permitindo que, de forma instantânea, se passe a se locomover no sentido exato da propriedade rural. “Você põe o número da propriedade rural e já aparece no Waze. Aqui agora todo mundo vai chegar”, afirmou.

Paula também agradeceu ao secretário estadual por outras ações que melhoram a vida do produtor rural do nosso município. “A gente precisa reconhecer esse olhar para a zona rural. Conseguimos duas viaturas para policiamento rural. No Programa Melhor Caminho, os cuidados com as estradas rurais; vou citar três bairros rurais contemplados: Adolfo Pinto, Três Barras e o Prata”, mencionou, observando que ao todo cinco áreas rurais do município são beneficiadas pelo programa. “A pavimentação da vicinal Barretos-Jaborandi também olha para o agro. Muitos sitiantes vão ser beneficiados”, completou.

Francisco Matturro reforçou os benefícios do Programa Rotas Rurais à população rural. “Assim como quem mora na cidade tem endereço e CEP, com esse investimento que fizemos, passa a ser a mesma coisa para quem mora na zona rural. A população rural passa a ter endereço digital, que pode ser encontrado navegando pelo Waze ou Google Maps. Junto com o endereço, proporciona-se dignidade e inclusão”, afirmou. Ele reforça os aspectos de inclusão social, da produção e comercial. Por meio do código, a população rural pode comprar um móvel, por exemplo, e receber em sua casa no sítio, sem dificuldade; consegue pedir socorro e ser atendida com agilidade.

O secretário estadual destacou que o programa é viabilizado por meio de um amplo acordo com o Google, com alto investimento da pasta e sem custo algum à população beneficiada. Ele também parabenizou Paula Lemos e Zecão Falleiros pelo empenho para difundir a informação entre os produtores barretenses.

Zecão observou que no evento desta segunda-feira, 26, a Prefeitura entregou aos produtores um significativo imã de geladeira, em que estão o código da propriedade e os telefones do SAMU, bombeiros, defesa civil e polícia militar. Em qualquer situação de perigo à vida em que um serviço de emergência precise ser acionado, basta olhar nesse imã e o morador da zona rural terá todas as informações que necessita para poder rapidamente pedir socorro. “Com essa ferramenta, a polícia, o Samu, os bombeiros e a defesa civil também terão mais condições de trabalho”, afirmou o secretário municipal.

A Capitã PM Esther Silva, comandante da Companhia da Polícia Militar de Barretos, lembra que ter esse tipo de cadastro das propriedades rurais já era uma intenção antiga no município e que há cerca de uma década, quando as tecnologias eram mais modestas, representantes sindicais dos produtores e a Polícia Militar começaram a cadastrar algumas propriedades. “Com a iniciativa que está sendo apresentada agora, são mais de 1.200 propriedades cadastradas no município. É uma tecnologia integrada com a qual a gente consegue maior efetividade”, destacou. A capitã também ressaltou seu compromisso em manter a proximidade entre a Polícia Militar e a população dos sítios, por meio da patrulha rural. “Além dessa aproximação com a população que a gente tem, vieram os benefícios da iniciativa municipal da atividade delegada, com duas viaturas rurais, e agora esse novo agregar por conta da tecnologia. Então está melhorando cada vez mais”, salientou.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) está na fase de aceite, em que o produtor rural declara se concorda ou não com as informações previamente cadastradas no sistema. Mais de 60 produtores que estiveram no evento hoje receberam orientações sobre essa fase do cadastro. Entretanto, todos devem procurar a Casa da Agricultura até o fim do ano para dar andamento no cadastro. Francisco Matturro lembrou que estar em dia com o CAR é essencial para se conseguir acesso a financiamentos e poder fazer registros do imóvel, como compra e venda. O prazo, estabelecido no Código Florestal para regularização do CAR, com o aceite, vai até o final deste ano.