A Estância Turística de Barretos sediou no último sábado, dia 24 de setembro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, reunindo grande público no Centro de Esporte, Lazer e Cultura Dona Racibe Rezek. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o festival é realizado no mês de setembro em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
A prefeita Paula Lemos agradeceu o comprometimento do voluntariado e reforçou o lema da cidade: Somos todos irmãos. “Todos aqui são voluntários, comprometidos com as pessoas. Cada vez que a gente realiza um evento como este, reforçamos em cada criança e pessoa aqui presente que somos todos irmãos e merecemos ser amados e respeitados. O meu muito obrigado a todos vocês voluntários que acreditam na nossa cidade e na inclusão”, afirmou.
A secretaria municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, destacou o empenho dos profissionais da educação e do esporte, bem como os voluntários que contribuíram com a realização do evento e agradeceu o apoio da Chefe do Executivo. “Barretos tem a felicidade de, pelo terceiro ano consecutivo, ser uma das escolhidas para sediar este evento. Isto não é por acaso, é porque esta equipe abraça todos os desafios e oportunidades que nos surgem, para contribuirmos para a boa e melhor formação das nossas crianças, independente de suas características. Em nome de toda a secretaria de Educação agradecemos a nossa prefeita Paula, que sempre nos dá a oportunidade de trazer boas realizações para a cidade, para a educação e para o esporte”, afirmou.
De acordo com Wallace Rodrigues, coordenador de educação física da Secretaria Municipal de Educação, o evento teve uma boa participação do público. “Tivemos até criancas visitantes de outros municípios. As modalidades aconteceram bem movimentadas e o cronograma foi seguido à risca”, contou. Ele destacou que as criancas participantes receberam camisetas, medalhas e kit lanche.
O festival reuniu mais de 150 crianças das redes municipal e estadual de ensino, além da presença de alunos da “Escola Estadual Coronel Oscar de Castro”, da cidade de Pirajuba (MG), com e sem deficiência, participando juntas de atividades lúdicas esportivas, com o intuito de promover a inclusão e o incentivo à prática de esportes, e atraiu grande público.