A madrugada desta terça-feira, 20/09, foi chuvosa em Barretos. Apesar de ser um período característico de seca, foram 10 mm de chuva no município, o suficiente para deixar o solo úmido. E segundo a previsão meteorológica, volta a chover na quinta-feira, 22/09.
A mudança climática, apesar de muito bem-vinda para amenizar a baixa umidade relativa do ar, interferiu também no andamento de algumas obras locais, como a ponte da avenida Fraternidade Paulista, ligação entre os bairros Barretos 2 e Christiano Carvalho, que está em fase de compactação da terra.
“A empresa que realiza o controle tecnológico do aterro da obra não autorizou as atividades no local nesta terça-feira devido à alta umidade do solo”, informou o secretário municipal de obras Raul Paganelli.
Frentes de recapeamento que iniciariam hoje também foram prejudicadas. “As empresas começariam os recapes na avenida Messias Gonçalves, mas com a quantidade de chuva que caiu precisamos adiar o início”, afirmou o secretário.
Há previsão de ocorrência de chuvas novamente durante a semana. “O andamento destas e outras obras depende agora das condições climáticas dos próximos dias, em especial na ponte onde precisamos que a terra esteja seca para sua compactação”, afirmou.