Setembro Amarelo: Prefeitura de Barretos realiza programação sobre prevenção ao suicídio

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos desenvolve ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio ao longo do mês de setembro, marcando o Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10. Profissionais que cuidam da saúde mental são enfáticos em afirmar, com base em estudos, que o suicídio é um tema que precisa ser abordado, pois atinge pessoas na nossa cidade e nas mais diversas partes do mundo. Não se pode ignorar.

AJUDA NAS UNIDADES DE SAÚDE E CVV

O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, ressalta que pessoas que tenham pensamento suicida podem procurar qualquer unidade de saúde do município e buscar ajuda com os profissionais. “Em todas as unidades básicas, um profissional da saúde pode ser procurado. Converse com ele ou ela sobre o tema. Independentemente da especialização do profissional, não deixe para depois, converse com o técnico de enfermagem, enfermeiro ou médico que te atender”, afirma. Em qualquer situação de desesperança, o Centro de Valorização à Vida (CVV) também pode ser acionado, pelo telefone 188 com atendimento 24h.

PAPEL ESSENCIAL DE QUEM ESTÁ POR PERTO

Pessoas próximas também são extremamente importantes para se manter uma rede de atenção em torno de pacientes que possam pensar em suicídio. Ao longo deste mês, a Prefeitura realiza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, palestras em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da Estância Turística de Barretos. Essas ações são abertas a toda população: a quem considera que pode ser ajudado com essa conscientização, a quem acredita que pode obter informações para ajudar outras pessoas e a todos que se interessarem pelo assunto.

AGENDA DE PALESTRAS

As palestras organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde começam nesta segunda-feira, 12, e vão até o dia 27. Elas têm duração de aproximadamente uma hora. Confira a agenda:

– 12/09, segunda-feira, 14h30 – UBS PIMENTA

– 13/09, terça-feira, 9h00 – USF CHRISTIANO

– 14/09, quarta-feira, 15h – USF ALBERTO MOREIRA (Zona rural)

– 15/09, quinta-feira, 14h30 – UBS AMÉRICA

– 19/09, segunda-feira, 14h30 – UBS BARRETOS 2

– 20/09, terça-feira, 9h – UBS MARILIA

– 21/09, quarta-feira, 15h – USF CSU

– 22/09, quinta-feira, 14h30 – USF SPINA

– 27/09, terça- feira, 14h30 – USF SÃO FRANCISCO

“FALAR SOBRE SUICÍDIO É O PRIMEIRO PASSO PARA PREVENIR”

Flávio Martins Shimomura, psiquiatra na rede de saúde de Barretos e professor de psiquiatria e habilidades médicas relacionadas à saúde mental, reforça que falar sobre suicídio é o primeiro passo para prevenção. Ele menciona que fatores de risco precisam ser levados em consideração pelas pessoas próximas e pelos profissionais de saúde, além de se levar em consideração quando a pessoa já teve alguma tentativa.

O médico reforça que é papel de todos os profissionais de saúde atuarem na prevenção ao suicídio, estando atentos e abordando o assunto. “É preciso perguntar ativamente, mesmo que a gente não desconfie que possa estar acontecendo algo relacionado à desesperança e vontade de tirar a própria vida. Os profissionais da atenção primária são essenciais”, observa. Ele ressalta que perguntar não estimula suicídio; pelo contrário, pode ser o caminho para que uma pessoa passe a ser ajudada.

ATENDIMENTO 24H

Em situações de urgência e Emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser procurada. Também podem ser acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e Corpo de Bombeiros (193).