O Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Barretos e a Associação Os Independentes anunciaram, na tarde de terça-feira (30), a arrecadação de 18.344 litros de leite durante a apresentação do evangelista Deive Leonardo, durante a 65ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro. O resultado foi apresentado às instituições que serão beneficiadas com os alimentos pela prefeita Paula Lemos, pela presidente do Fundo Social, Letícia Oliveira Lemos e representantes da associação e do empresariado local.
A chefe do executivo destacou a solidariedade do evangelista que não cobrou cachê para a apresentação, bem como a importância de Os Independentes para o município. “Se nós conseguimos este leite foi por providência divina, porque o Deive Leonardo veio para louvar a Deus. Ele propôs a ação e não quis receber cachê, mas deixou aqui uma marca de solidariedade. A gente tem que reconhecer essas pessoas. Os Independentes também merecem este justo reconhecimento, pois são muito importantes para a nossa cidade, gerando emprego e movimentando Barretos a nível nacional e internacional. Se não tivéssemos a Festa do Peão, talvez hoje não seríamos Estância Turística”, afirmou.
Emocionada, Letícia Lemos, agradeceu o empenho da prefeita Paula Lemos, de Os Independentes e da equipe de colaboradores do Fundo Social na promoção da campanha. “As pessoas entenderam a importância daquele encontro com a palavra de Deus. Cuidamos de cada litro de leite que aqui está para levar para vocês, instituições beneficentes, que têm um significado ímpar na história de Barretos. Eu, enquanto presidente, sozinha não faria nada. Vocês são fundamentais para o atendimento das famílias e para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)”, afirmou. Ela também explicou também que a partilha do leite arrecadado entre as 30 entidades, mais o Hospital de Amor, levará em conta critérios de proporcionalidade e a necessidade de cada instituição.
O diretor financeiro de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, reforçou o caráter filantrópico da associação. “Nosso intuito sempre foi a filantropia. Eu tenho certeza de que o leite chegou na hora certa, para quem precisa e vai ajudá-los demais”, afirmou.
Fôlego para as instituições
Presidente da Casa Assistencial Espírita Nosso Lar, Cássia Cristina de Oliveira Bampa afirmou que este é um dia muito especial, pois a instituição tem muita dificuldade em conseguir doações de leite para suprir as necessidades das 350 famílias atendidas. “É muito bom ter esse recurso através da Paula, da Letícia e de Os Independentes. Também é muito gratificante poder ficar um mês com a mente tranquila”, contou.
Cintia Regina Storto Mourelo, presidente da Casa de Convivência Dr. Mariano Dias, contou que as doações diminuíram muito nos últimos tempos e que o leite recebido é muito importante. “Esse tipo de evento de arrecadação é muito importante para as instituições, principalmente para as ILPIs, pois todos os idosos tomam leite no café da manhã, à tarde, em vitaminas, para os mais debilitados o suplemento vai ao leite. Então o consumo é muito alto”, afirmou. O local atende 42 pessoas.
Irmã Maria Bernadete Meneghello, presidente do Educandário Sagrados Corações, que hoje atende 60 crianças, explicou que o alimento está caro e é sempre muito bem-vindo. “As crianças gostam muito de leite. Sempre servimos no café da tarde”, disse.
Doação por PIX
Além da doação de leite que garantia o ingresso, Os Independentes e o Fundo Social decidiram ampliar a campanha para arrecadar outros donativos. Pessoas físicas e empresas puderam doar por meio de PIX. O valor total arrecadado foi de R$ 2.109,00, que será revertido para a compra de feijão para as instituições.
Ao final do ato, a equipe do Fundo Social distribuiu orientações sobre a quantidade e a data de entrega do leite para cada uma das instituições. Também acompanharam o anúncio, a secretária municipal de Assistência Social, Vitória Saretta; os representantes de Os Independentes, Hugo Resende, Marcelo Murta e Adilson Matos; e o empresário Renato Reis.