Qualidade da água de Barretos segue parâmetros de análise internacional

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), promove diariamente análises e segue métodos rigorosos para que a água seja potável a toda a população.

Os parâmetros usados pela Autarquia são do Standard Method for the Examination of Water and Wastewater, dos Estados Unidos da América, utilizados em diversos países.

O SAAEB, em atendimento a exigências estabelecidas por lei, realiza ensaios de qualidade da água desde a sua origem (captação) até as redes de distribuição (casas dos clientes, hospitais, escolas, creches, UBS etc.) em laboratório próprio. São promovidos mensalmente cerca de 19 mil análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos em todas as unidades de captação, produção e das redes de distribuição de água da cidade e dos distritos de Alberto Moreira e Ibitú.

“Há um contrato também com o laboratório Venturo, de Araraquara, acreditado pelo INMETRO, que periodicamente realiza a coletas e análises dá água captada e distribuída”, diz o Chefe do Setor de Tratamento e Controle de Qualidade, Fabiano Ribeiro de Oliveira.

Ainda segundo ele, além do controle de qualidade diário efetuado pelo laboratório do SAAEB, existe o ProÁgua – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano “que sob a coordenação da Vigilância Sanitária monitora sistematicamente a qualidade da água para consumo humano por meio da coleta de amostras e análises laboratoriais através de laboratórios do IAL – Instituto Adolfo Lutz”.

O objetivo dessas análises é determinar se a água fornecida aos clientes está dentro da potabilidade em acordo com a Portaria GM/MS Nº 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

“Sempre houve preocupação com a qualidade da água em Barretos e permanentemente se fazia e ainda são realizados os testes que seguem padrões de primeiro mundo”, pontua Denisie Jimenez, química aposentada do SAAE que por cerca de 30 anos foi responsável pelos sistemas de tratamento da autarquia.

“É importante salientar para os barretenses que o SAAE realiza, diariamente, a análise em residências de forma aleatória que são controladas 24h desde a saída do tratamento. Além disso, o sistema de abastecimento é monitorado também pela Vigilância Sanitária mensalmente. Seguimos com o compromisso de cuidar das pessoas zelando pela qualidade de vida e bem-estar de todos”, ressalta Graça Lemos, superintendente interina.