Qual vai ser o futuro do Aeroporto de Barretos? Audiência pública discute assunto com a população e entidades da cidade

Uma audiência pública vai discutir, na próxima terça-feira (2), às 19h00, o futuro do Aeroporto Chafei Amsei, o Aeroporto de Barretos. O evento vai ser realizado no Barretos Park Hotel, no Parque do Peão, e vai contar com a participação do presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), Vinicius Marchese, e do CEO da Concessionária Aeroportos Paulistas (ASP), Dario Rais Lopes.

Para Vinicius Marchese, a audiência pública é importante não só para discutir a mobilidade e a melhoria da oferta de voos para Barretos, mas também para discutir como o aeroporto pode transformar a economia da região e potencializar as oportunidades turísticas de Barretos e todos os municípios vizinhos.

“Hoje nós temos o Hospital do Câncer de Barretos que atende, todo ano, cerca de um milhão e meio de pacientes que vêm de todos os cantos do Brasil. Isso sem contar os familiares e acompanhantes que podem quase triplicar esta estatística. Somado a isso, temos o turismo da Festa do Peão de Barretos e tudo que ela representa ao longo de todo o ano para a cidade”, considerou.

O Aeroporto Chafei Amsei é um dos 11 arrematados pela ASP, que é a concessionária que administra, desde abril deste ano, o terminal. Segundo divulgação recente da empresa, o contrato de administração do Aeroporto de Barretos esta na fase 2, com obras na área de infra-estrutura para melhoria das condições elétricas e hidráulicas do prédio, além da ampliação do terminal para operar com aeronaves do porte de um Boeing 737, por exemplo.

“É preciso, diante de todas estas necessidades e potencialidades, multiplicar o atendimento à população, por meio de um aeroporto que ofereça infraestrutura, que integre a malha aeroviária do Brasil e eleve a economia e o bem-estar social de Barretos e todos aqueles que vem até a cidade em busca de saúde, de turismo ou de negócios”, reforçou Vinicius Marchese.

História

O Aeroporto Chafei Amsei, em Barretos, era um terminal na categoria de aeródromo, e foi administrado pelo Estado entre os anos de 1981 e 2012. Até 2019, foi gerido pela Prefeitura de Barretos e, em 2019, voltou à tutela do estado. O aeroporto fez parte do programa de privatizações do Governo de São Paulo e, desde abril deste ano, está entre os 11 aeroportos administrados pela ASP.