O que pensa Jair Messias Bolsonaro? Não sei! O que seu desiquilíbrio e irresponsabilidade ainda poderá causar ao Brasil? Há quase trinta anos, ‘um” Bolsonaro já era motivo de “espanto” na política brasileira, hoje a preocupação não é apenas Bolsonaro, mas as milhões de mentes que idolatram e agem como se fossem “clones” de Bolsonaro. Até onde irá esse fanatismo?
A resposta que não quer calar é: há um retrocesso que sequer poderíamos imaginar algum tempo atrás! Um retrocesso em que vivemos e que não é culpa de Bolsonaro, por incrível que pareça é por nossa culpa de nossa omissão, enquanto povo omisso (autênticos bananas), enquanto Bolsonaro segue sua escalada ameaçando as instituições e anunciando seu sonho mais delirante de golpe durante quase todos os dias dessa tragédia que é o seu governo.
Culpa de uma sociedade que na maioria é contrária às ideias autoritárias do ungido pelos falsos profetas e que não se manifesta! Mas, ufa…! Finalmente começa a se manifestar com a ‘Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, já assinada por mais de 100 mil brasileiros em apenas um dia e que deve ser lida em frente às arcadas da Faculdade do Largo São Francisco, em 11 de agosto, e que nos remete a imagens dos anos de chumbo que vivemos.
Mesmo que tenha sido um pouco “tardia”, a carta sinaliza que apesar do atual presidente e toda ignorância e autoritarismo que o cerca e que deseja transformar o Brasil definitivamente numa “República das Bananas”, não seremos bananas. Vamos resistir a intenção de um transloucado de nos levar de volta a um passado assustador que foi a página mais infeliz da nossa história.
Que venha toda resistência democrática contra os sonhos mais loucos desse ser que, infelizmente, ocupa o mais alto da República enquanto é tempo de evitar maiores “estragos” ao que nos custou tanto sofrimento e vidas: A Democracia! Que ainda é frágil e que precisa ser potencializada em todos as suas vertentes.
Que essa carta possa representar o “marco” de uma contundente reação da grande e maioria sociedade brasileira contra os acenos perturbadores à democracia brasileira. Não que eu acredite que haja uma golpe a vista, ou será que há?
Penso que até para dar um golpe é preciso competência e Bolsonaro não tem competência para tanto e muito menos o apoio necessário das Forças Armadas, o que na verdade ele chama de “meu exército” são militares puxa-sacos, que tem privilégios no seu governo e que ele os mantém fiéis por meio de muita picanha, próteses penianas, Viagra e mordomias às custas do dinheiro público em um país que milhões de pessoas passam fome.
Não tenho bola de cristal, mas como escrevi, quando aconteceu a invasão do Capitólio nos Estados Unidos, acredito que, as mesmas cenas ou piores, irão se repetir aqui. Afinal, Bolsonaro e a extrema direita brasileira copiam Donald Trump até quando ele vai ao banheiro. E tal qual seu ídolo, Bolsonaro não vai aceitar a provável derrota e isso será o argumento suficiente para os seus seguidores mais fanáticos causarem conflitos e confrontos de dimensão nunca vistos nesse país…