Uma plateia que lotou a Praça de Alimentação do North Shopping Barretos na última segunda-feira, dia 25 de julho, acompanhou com atenção às apresentações culturais, performances e homenagens às doze escolhidas para receber o troféu do Dia Internacional da Mulher Negra, conferido pela Comissão de Combate a Discriminação Racial da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Barretos.
O locutor e guardião da memória pelo samba de Barretos, Joval Santos, acompanhado da atriz Letícia Profânia, apresentou o Hino da Negritude. O violinista Diogo Silva acompanhou os mestres capoeira do Ponto de Cultura Arte Brasil, com destaque para a capoeirista Fabrícia Pereira, na apresentação ao público. A advogada e artista plástica Fernanda Dionízio expos o quadro em que retrata a deusa da Justiça numa mulher negra e de olhos abertos. E a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial – COMIR, Ana Paula Ferreira Febatis, declamou a canção “Respeite”, de Eriane Soares.
A noite, que teve organização e coordenação da advogada Iracimara Bordin, coordenadora da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB, contou com a presença da presidente da OAB Barretos – Arany L’Apiccirella que, ao lado da vice-presidente – Priscila Sanches Salviano de Oliveira e do membro da Comissão de Combate à Discriminação Racial, César Domingos, recebeu as autoridades presentes, como a prefeita de Barretos, Paula Lemos, os secretários municipais de Cultura – Rogério Teodósio, de Comunicação – Fabíola Correia, de Gabinete – Itamar Alves e de Educação – Jéssica dos Santos, uma das homenageadas. Estiveram ainda no shopping a Delegada Denise Polizelli, da DDM; o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Francisco Salviano Tico; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lúcia Parreira; e os advogados de Guaíra, Gabriel Godoy Teixeira, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Guaíra e Júlio César Alves, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Guaíra.
Além das doze homenageadas, com nomes divulgados anteriormente, houve uma homenagem surpresa. Recebeu seu Troféu Mulher Negra, a advogada e idealizadora do evento, Luciana Pena Peghim. As homenageadas foram: Alessandra Ferreira da Silva (Comércio); Anajara Barbosa de Jesus (Afrompreendedora); Carla Cristina dos Santos (Religião de Matriz Africana); Claudia Gonçalves Pena (PCD); Francielle Cristina Fidelis da Silva (Universitária do Direito); Jéssica Maria dos Santos (Educação); Karol Priscila Bueno Salvador Gimenes (Esporte); Maria Tereza de Moraes Silva (Líder Comunitária); Normany Roberto (Mulher Trans); Stefani da Silva Costa (Arte e Cultura); Suelen Cristina Bispo dos Santos (Saúde) e Zulmira Bonfim (Indicada do North Shopping).