O que nos une? Tão pouco, mas tanto. Reflexão e solidariedade marcaram o lançamento da sexta antologia do coletivo REliArtes intitulada “O que nos Une”, realizada no último sábado na sede do Instituto Marks de Cidadania, Ciência e Cultura em Barretos. O livro integra o projeto “Antologias Solidárias” e foi escrito com trabalhos de 21 autores, que doaram as verbas arrecadadas com as vendas para a Vila dos Pobres. Foram arrecadados durante o lançamento R$681,00, 130 litros de leite e outros itens alimentícios.
Cerca de 100 pessoas compareceram ao lançamento, que apresentou os autores e trechos das obras. A programação foi aberta com show pocket de com o Grupo Escorregando e da cantora Alcione Menegaz, Durante a apresentação dos trabalhos foi realizada a homenagem em memória ao ex-secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, e ao advogado e escritor Zaiden Geraige, pela contribuição à cultura realizada. A homenagem contou com a presença de familiares e amigos.
Sada Ali, coordenadora da antologia, diz que o lançamento alcançou seu objetivo de incentivar a literatura e proporcionar reconhecimento “O evento em si, com a realização de novos autores junto a outros mais experientes, a entrega da tiragem à Vila dos Pobres, as músicas e as lágrimas de saudades dos homenageados, deram a resposta ao desafio que lançamos no início do projeto. A literatura, sem dúvida, é algo que nos une”, explicou.
Para a coordenadora da Vila dos Pobres, Elza Domarascki, a homenagem uniu duas áreas que precisam de atenção “ Nós da Vila dos Pobres ficamos orgulhosos por fazer parte deste projeto onde uniu a cultura e a filantropia na mesma ação , são duas áreas que precisam de muito incentivo”, disse.
Participaram da Antologia “O que nos une” os autores: Adalgisa Borsato, Adilson Tinoco, Adriana Queiroz, Alciony Menegaz, Ana Claudia Avila Mader, Claudinei Chiarelli, Erika Borges, Fátima Abon Ali Simamura , Flávia Cunha, Glaucia Chiarelli, João Paulo Gonçalves da Cruz, Jorge Curi, José Ildon Gonçalves da Cruz, Karla Armani Medeiros, Marcos Diamantino, Maria Queiroz da Cunha, Milton Figueiredo, Patrícia Costa, Sada Ali, Sidney Boter Ave, Valdir Venâncio da Silva.
O Coletivo ReliArtes é formado por artistas, músicos, escritores e jornalistas. A adesão dos livros é R$25,00 ou 3 litros de leites e podem ser adquiridos diretamente na Vila dos Pobres: Rua Mariano Dias número 500, bairro Bom Jesus. Tel 17 3322 3601. Toda a renda arrecadada será revertida à Instituição.