A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou nesta segunda-feira, 18, a construção de 31 casas no Bairro São Francisco 2, antigo Barretos L. O investimento, custeado pela CDHU, é de R$ 3.856.124,29. A construção das casas é realizada em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, que doou o terreno em que os imóveis vão ser erguidos. O Prefeito em exercício, Gustavo Sasdelli, a secretária municipal de Habitação, Célia Rodrigues e representantes da CDHU e da empresa que ganhou a licitação para construir as casas assinaram na quinta-feira, 14, os termos que viabilizam o início das obras.
A Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social de Barretos, responsável pela gestão da Política Municipal de Habitação, já realizou o cadastro das 31 famílias para as quais essas casas serão destinadas. O convênio para a construção dos imóveis já estava iniciado e a entrega de documentos pelas famílias selecionadas começou a ser feita ainda no ano passado.
O prefeito em exercício afirmou que este é mais um avanço social para a cidade e um cuidado com a qualidade de vida dos barretenses. “Vamos mudar a vida de 31 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, e permitir que eles formem o seu novo lar em um bairro em pleno desenvolvimento, com escola pública e em breve também com uma Unidade de Saúde”, disse Sasdelli.
Com a entrega dos imóveis, a Prefeitura objetiva erradicar a condição de favela na cidade. “As 31 casas cumprirão o objetivo de desfavelamento. Tratam-se de famílias que vivem em área de risco”, afirmou a secretária Célia Rodrigues. O prazo para execução das obras é de 6 meses, podendo levar mais 6 meses para a adequação da documentação dos imóveis até que as chaves sejam entregues.
Participaram da assinatura do termo com os representantes do município, os engenheiros da prestadora de serviço à CDHU Luciano Guimarães, Amélio Hideio, Jose Eduardo Braga, o representante da CDHU Ricardo Diniz e Eymael Paixão, Construtor da Prisma.