Primeira Casa da Juventude do Estado de SP é inaugurada em Barretos

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 10/06, a primeira Casa da Juventude do Estado de São Paulo, na Estância Turística de Barretos, com investimento de R$ 790 mil do Governo Paulista, mais R$ 243,9 mil de contrapartida do município.

“A Casa da Juventude é dos jovens. Eu quero que vocês desenvolvam todos os seus sonhos. O nome da Carla foi uma escolha perfeita e eu tenho muito orgulho de poder perpetuar com seu nome a Casa da Juventude”, disse Paula Lemos.  O local, que oferece qualificação profissional e incentiva o empreendedorismo da juventude, recebeu o nome da barretense Carla Cristina do Carmo Souza, que morreu em abril de 2021, vítima da Covid-19.

O subsecretário da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira, citou a emoção de realizar a primeira entrega da Casa da Juventude enfatizando o papel de vanguarda que local terá para a igualdade das pessoas, contra o preconceito e em prol da profissionalização. “Eu, como jovem, estou muito orgulhoso de estar aqui. Tenho certeza que a Casa da Juventude, nesse momento pós-pandemia de retomada econômica, será de fundamental importância para cada um de vocês conseguirem se qualificar profissionalmente, fazer cursos de economia criativa, empreendedorismo…”, completou.

Participaram da inauguração o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Carlão Pignatari, o deputado federal Geninho Zuliani, o ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, os vereadores Gabriel Uchida e Lupa, a secretária municipal de Assistência Social, Vitória Saretta e familiares da homenageada.

Exposição e Oficina
A inauguração da Casa da Juventude contou também com o lançamento da exposição fotográfica “Radiolas”, do fotógrafo paulista Felipe Larozza, até o dia 10/09. A mostra é uma parceria do projeto Pontos Mis com a Secretaria Municipal de Cultura de Barretos e apresenta quinze fotos que simbolizam o reggae, estilo musical muito presente em São Luís do Maranhão, considerada a capital do reggae no Brasil. A exposição conta com obras acessíveis em alto-relevo para pessoas cegas e audiodescrição.
Também foi anunciado para os dias 22 e 23 de junho, das 14h às 18h, na Casa da Juventude, o workshop: “EncenaSom: oficina de podcast ficcional” ministrado por Lucas Martins Neia.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 13 a 20 de junho na Secretaria Municipal de Cultura, na Av.15 c/ Rua 18, das 8h às 17h. Podem participar interessados na produção de podcast de ficção, com idade a partir de 16 anos.

Sobre a homenageada
Carla Cristina do Carmo Souza morreu aos 38 anos de idade. Ela ficou doente no mesmo período em que a mãe contraiu o vírus e ambas perderam a vida por complicações da COVID-19. Carla era muito ativa em ações das comunidades católicas de Barretos, ela não deixou filhos. Seu último trabalho foi como secretária no SENAC.