Inclusão: Prefeitura promove curso de Libras para profissionais da educação

A Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Barretos iniciou na quinta-feira, 02/06, um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico, para supervisores, coordenadores, diretores, professores, quadro de apoio, setor administrativo da educação e também familiares de crianças com surdez e deficiência auditiva.

“Promover a inclusão é uma obrigação e um compromisso com as pessoas com deficiência. E a escola e seus agentes devem estar preparados para recebê-los, por isso investimos na formação dos profissionais da educação”, destacou a prefeita Paula Lemos.

A secretaria de Educação, Jéssica Maria dos Santos, destaca que “além dos docentes, os diversos profissionais da Educação e também as famílias foram acolhidas nesta proposta, e isso é um grande diferencial, pois acreditamos que a construção de educação de qualidade e Inclusiva é uma responsabilidade de todos e para isso promover a formação e interação das pessoas e das diferenças é essencial”.

O objetivo do curso é promover o conhecimento da Libras como segunda língua para ouvintes e temas relacionados à comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo. O curso também é ofertado para as famílias para identificar a participação da família e da comunidade no processo de construção da identidade da pessoa surda e promover o acesso e conhecimento da Libras para as pessoas que convivem no contexto familiar com a criança.

Serão quatro turmas com 30 participantes cada, nos períodos da manhã, tarde e noite, com direito a certificado de 30 horas de Conclusão de Curso de Formação Inicial Continuada de Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nível básico I. As aulas acontecem no Centro de Formação de Professores (CEFORPE). As aulas serão ministradas pela Prof.ª Especialista Cristiani Santana Teixeira Vidica, pós-graduanda em Tradução e Interpretação e Docência em Libras e  graduada em Letras: Português e Inglês e Pedagogia