Alunos do curso Técnico em Informática do Senac Barretos construíram e programaram dois fliperamas. Os equipamentos foram projetados (do protótipo à configuração) nos laboratórios da unidade. Dois grupos de alunos construíram os equipamentos que foram formatados com mais de 60 jogos – entre eles, clássicos, como PacMan e Mortal Kombat – e serão colocados no pátio da unidade para a diversão dos estudantes.
Com visual inspirado nos clássicos fliperamas, a construção das “máquinas” permitiu que os estudantes colocassem em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso Técnico em Informática.
Os alunos levaram em torno de quatro meses para a conclusão do projeto que faz parte das unidades curriculares 1, 2 e 3 do curso. As aulas são práticas e dinâmicas e conectam os alunos com as inovações da área, sempre com espaço para tirar dúvidas e trocar experiências.
Segundo Wendel Côrtes Martins, docente da área de tecnologia da informação do Senac Barretos, durante a formação é necessário que o aluno seja desafiado a resolver problemas com criatividade, metodologia que faz parte do Jeito Senac de Educar, em que os alunos têm a oportunidade de ir muito além da teoria, colocando em prática tudo que é aprendido em sala de aula.
“O Jeito Senac de Educar é isso, colocar o aluno como protagonista. Ele traz as necessidades dele e resolve essas dores com as ferramentas que está trabalhando em sala de aula. O olhar do aluno é trabalhado para identificar na realidade dele, no dia a dia, na rotina, situações que podem ser resolvidas com a realidade do curso. Com isso, ele consegue ter atitude para aplicar suas habilidades. Hoje, cada vez mais, o mercado busca profissionais que sabem aplicar, fazer, colocar em prática. Com a metodologia do Senac, o aluno sai pronto para atender a essa necessidade”, afirma o docente.