Com a retomada dos eventos, praticamente dois anos sem ações presenciais, devido à pandemia, as advogadas e os advogados participaram na noite de ontem, 18 de maio, da palestra “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados sob a ótica do cidadão”, na Casa da Advocacia e Cidadania de Barretos.
O palestrante, Dr. Luiz Aguiar, é CEO da empresa Intelecto Solutions, e possui vinte dois anos de experiência em T.I – Tecnologia de Informação, é especialista em segurança da informação e consultor em adequação à LGPD e membro do Conselho Público da ANPD.
“A nossa privacidade é ameaçada, pois usamos diariamente diversos aplicativos, entramos em sites e eles coletam nossos dados, em algumas situações, sem a nossa autorização. Por isso a lei LGPD veio para proteger e limitar as nossas informações e até que ponto essas empresas podem fazer usos delas ou não, principalmente, dá o consentimento aos usuários se aquela empresa pode ou não ter aqueles dados”, explicou Aguiar.
Ainda de acordo com o especialista em LGPD, muitas pessoas já foram prejudicadas com a utilização dos dados pessoais. “Com a lei em vigor no país desde o mês de agosto do ano passado, as empresas estão se adequando, fazendo revisão dos contratos, procuram os seus advogados, profissionais de T.I, enfim há também um órgão o ANPD que fiscaliza tudo isso, que pode até bloquear os dados e a publicitação negativa da empresa, que às vezes é até pior que uma multa milionária”, reiterou o especialista.
No intervalo da palestra, Lucas Cesar da Silva, do escritório RP Capital, credenciada da XP investimentos, maior banco de investimento do Brasil, falou sobre a importância de se investir nos dias atuais.
“Acreditamos que o profissional liberal deve ter acesso a esses tipos de serviços, uma assessoria financeira de qualidade e de investimentos nos CDB, LCI, LCA, ações, planos de previdência social, nas compras dos criptoativos, nas criptomoedas, entre outros investimentos. O dinheiro deve ser rentabilizado, até porque ao longo do tempo ele parado perde o valor também”, afirmou Silva.
O escritório da RP Capital fica localizado na avenida 15 com a Rua 24, nº 1501, centro de Barretos, contato telefônico (17) 3612 1442.
O evento foi realizado pela comissão de Direito Tributário e de Cultura e Eventos, coordenados pela Dra. Nadime Lara e Dra. Letícia de Oliveira Catani, respectivamente.