OAB Barretos reivindica modernização dos cartórios

As comissões de Prerrogativas, de Direito Imobiliário e de Registros Públicos e a Diretoria da 7ª Subseção da OAB Barretos uniram-se para reivindicar junto aos cartórios de Barretos a adoção de sistemas mais eficientes para o importante trabalho que desempenham, integrando em definitivo os sistemas digitais e colocando a cidade na lista dos municípios que realizam todas as transações de cartório de maneira eletrônica, com toda a segurança necessária.

A OAB Barretos enviou ofício a cada um dos cartórios existentes na cidade, notificando-os sobre suas reivindicações. O texto do ofício cita, entre outras informações, que “para atender a necessidade premente da pandemia da COVID-19, o Conselho Nacional de Justiça, através do Provimento nº 100, de 26 de maio de 2020, estabeleceu disposição prática de atos notariais eletrônicos utilizando o sistema ‘e-Notariado’”, lembrando ainda o texto que tal norma estabeleceu o prazo máximo de seis meses de sua publicação para que ocorresse a implantação do sistema em todos os cartórios, data expirada em 26 de novembro de 2020, mas não cumprida pelos cartórios de Barretos.

O mesmo texto segue explicando as vantagens da digitalização e do fluxo eletrônico de documentos, já praticado em outras cidades da região. A presidente da OAB Barretos, Arany L’Apiccirella chamou atenção para o fato de que, com a digitalização, todos ganham. “Trata-se de adoção de meios legalmente previstos, que agilizam os procedimentos, tornando o atendimento mais célere e eficaz. É um anseio da Advocacia, porém que estará à disposição de toda a população, beneficiando os cidadãos e as cidadãs, trazendo mais agilidade e economia a todos”, completou.