Instituto Mark´s Cidadania, Ciência e Cultura é inaugurado em Barretos

Na última sexta-feira, dia 13 de maio, a cidade de Barretos ganhou um no espaço para eventos culturais, aberto a discussões sobre os mais diversos assuntos e com uma infraestrutura para abrigar também os mais diferentes cursos. O Instituto Mark´s Cidadania, Ciência e Cultura é uma associação civil, instituto de natureza social, sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira e está instalado em sede própria, na Rua 16, 1263, entre avenidas 5 e 7, no bairro Fortaleza.

A inauguração oficial das instalações do Instituto teve um evento dedicado à sua apresentação à imprensa, algumas autoridades locais e convidados. Foi uma noite de experimentação cultural, com propostas de vivências e uma breve cerimônia de inauguração. Contando com a presença do atual presidente e fundador do conceito do Instituto Mark´s, o empresário Ronaldo Antônio Marques e sua família, a esposa Jane e os filhos Caio, Renan e Tales, além de noras e netos. Entre os convidados, estiveram presentes amigos, diretores e conselheiros do Instituto, a prefeita Paula Lemos e alguns secretários municipais, artistas da região e ativistas culturais e da educação.

Instalado em um terreno de mais de mil metros quadrados, o prédio sede ocupa 850 metros quadrados de área, distribuídos em salas de atividades, biblioteca central, sala de artes, sala de dança e yoga, setor administrativo, salão nobre de multiuso para eventos diversos, varanda gourmet, cozinhas industriais e área de churrasqueiras para realização de cursos de gastronomia, tudo com mobiliário, equipamentos de som, luz e projeção modernos, equipamentos de cozinha, copa e balcões, sanitários e vestiários, ambientes com projeto de paisagismo executado e com acessibilidade, o Instituto recebeu na noite de sua inauguração duas exposições de arte. Uma coletânea de obras do artista plástico Dado Stuart, que estava sem expor seus trabalhos há alguns anos. E a exposição coletiva da ABC – Academia Barretense de Cultura, baseada em modelos vivos, que reúne dois projetos, um sobre imigrantes que fazem parte da formação da cultura brasileira, e outra sobre a cultura do povo negro, que foi escravizado no país, ambas utilizaram modelos mulheres para serem realizadas por diversos artistas barretenses, e ambas têm a curadoria da artista plástica Conceição Borges, membro da ABC.

A noite teve ainda várias performances dos artista da AF Compay Produções Artísticas, de Aristeu Faustino e Carol Santana, que fez desde o receptivo no meio da rua, com pirofagia e espetáculo corporal, até a dança que culminou com o descerramento da placa oficial do local. Houve ainda uma intervenção de biodanza, envolvendo todos os convidados, coordenada pela professora de biodanza Elisete Martins Diamantino. O show que animou o coquetel de celebração da inauguração foi do cantor barretense Netinho Scavaccini.

O presidente do Instituto Mark´s Cidadania, Ciência e Cultura, Ronaldo Marques, comentou: “é um dia maravilhoso na minha vida e para toda família aqui presente, o Instituto Mark’s é um espaço para trabalhar a cidadania, a ciência e a cultura. Um local também para todos os saberes e pensamentos, e já na inauguração trazemos duas exposições que estão abertas para visitação do público, e em breve vamos divulgar a nossa programação de cursos e atividades”, disse.

As exposições ficam abertas a visitação pública até o dia 20 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A sede do Instituto Mark´s Cidadania, Ciência e Cultura, Ronaldo Marques é Rua 16, 1263, entre avenidas 5 e 7, no bairro Fortaleza.