A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu os atendimentos do Telessaúde para toda a rede de atenção primária. O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18/04, na Santa Casa de Misericórdia.
O Telessaúde foi criado em 2021 para atender virtualmente os casos de sintomas de Síndrome Gripal e com a consequente redução dos casos de Covid-19, foi ampliado. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por atendentes, enfermeiros e médicos da saúde, que atende exclusivamente pelo whatsapp no número (17) 3612- 0003 de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A plataforma whatsapp atente somente mensagens de texto.
“Este é mais um acesso que a nossa população terá para um sistema de saúde de qualidade. Essa é a integração que a gente sempre desejou, visando facilitar a vida do barretense. É importante salientar que os médicos são especialistas em estratégia e saúde da família, e conseguem fazer uma avaliação geral do paciente, encaminhando para as especialidades se necessário”, disse a prefeita Paula Lemos.
“Nós esperamos com isso fortalecer a atenção primária, aumentar o acesso com mais um opção para toda a população barretense e diminuir a fila nas outras unidades, como as UBSs, UPA e Santa Casa”, disse o Coordenador do Telessaúde, Dr. Firás Droubi.
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, explicou que o Telessaúde é como uma Unidade Básica de Saúde, mas virtual. “Nossa intenção é aumentar o acesso da população ao sistema de saúde como um todo e, com isso, tratar as doenças de forma preventiva, que onerem menos o sistema público de saúde. O médico pode fazer desde uma orientação até uma consulta, com renovação e emissão de receita. A intenção é abrir uma porta de acesso para a população sem que ela precise sair de casa e, a partir dessa orientação, direcionar para o equipamento correto de saúde, aumentando a resolutividade”, finalizou.